Projeto Verão 2015: inclusão através do esporte

Agência Aracaju de Notícias
30/01/2015 17h55

A história se repete todo verão. Crianças, adolescentes e adultos se somam por um só objetivo: o esporte. E esse é o objetivo do Projeto Verão 2015, promovido pela Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), que pelo segundo ano consecutivo promove a inclusão social através do esporte.

O evento que visa reunir mil pessoas em torno do esporte, começou hoje e segue até o domingo, 1º de fevereiro. “É a segunda edição do Projeto Verão voltado para o esporte da gestão do Prefeito João Alves. Já contamos aqui com as modalidades do Vôlei e Futvôlei e até o domingo é muito esporte, animação e diversão”, comenta o secretário, Carlos Eloy.

Na oportunidade, Eloy ressalta a importância de fazer a inclusão social através do esporte. “Hoje é um dia especial, pois nós temos jovens que nunca vieram à praia, pessoas atendidas pelos Caps do município e a gente pretende proporcionar com muito esporte e muito lazer para todos. A inserção desses eventos na sociedade é usar o esporte como ferramenta de inclusão social e a PMA tem desempenhado com muito empenho esse papel”, diz.

Inclusão

A coordenadora do Programa Social Segundo Tempo, Kelly Silva, fala da importância de sempre dar a oportunidade as crianças e adolescentes a eventos que eles não têm acesso. “Hoje o dia do projeto foi dedicado aos programas sociais e isso é um momento de suma importância para eles, pois eles estão fazendo as atividades que executam lá no núcleo, porém na praia que é mais descontraído. É muito importante um órgão como a PMA fazer esses eventos, pois além de ser um projeto de eventos esportivos tem um dia destinado as pessoas que não tem acesso”, enfatiza.

Com um histórico vasto no vôlei, Cida Lisboa, destaca a importância dos jovens terem um espaço para pôr em prática o que eles aprendem nas escolas. “É importante a interação entre várias modalidades e os alunos de cada escolinha. Eles treinam o tempo todo e não tem competição e essa aqui serve para eles  colocarem em prática tudo o que eles treinam no decorrer do ano. Acredito que essa interação de vários esportes com a união, amizade, pois você ver uns torcendo pelos outros, isso se torna o mais importante”.

O esporte é importante

As jogadoras de vôlei Alice Maria Farias e Alice Julia Oliveira falam de que é bom incentivar o esporte e a prática da vida saudável. “O que é mais valioso é o incentivo ao esporte e é bom ver isso em órgãos públicos, pois o esporte promove a união e a vida saudável”.

Já as jovens Beatriz Alcantara, Laiane Santos e Larissa Santos do Programa Social Segundo Tempo, dizem que o momento de lazer pelo esporte está sendo muito importante para elas. “Estamos gostando, principalmente que é a primeira vez que estamos em eventos como esse na praia e isso está sendo bem divertido e proveitoso”.

O mecânico Reginaldo Gois salienta o fato da oportunidade que os jovens estão tendo para praticar o esporte. “Eu avalio que esse evento é muito importante, pois para quem é atleta é mais uma oportunidade dele treinar e ver como está o seu trabalho e com isso ele aprende”, conclui.