Guardas Municipais aprimoram conhecimentos do uso da tonfa

Guarda Municipal
30/01/2015 17h46

Em continuidade à política de capacitação e treinamento continuados implementada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), os guardas municipais que integram a Ronda Escolar participaram nesta sexta-feira, 30, de um aperfeiçoamento prático para o uso da tonfa. A instrução foi realizada no Centro de Treinamento da GMA pelo GM Geandsson Viana, instrutor de taekwondo e especialista no uso da tonfa.

A aula consistiu na simulação de situações reais, encontradas no cotidiano da atividade do guarda municipal. "Esse treinamento é voltado para nós que trabalhamos com a segurança pública e é extremamente necessário para quem lida com a população. Há a necessidade de se firmar, saber auto defesa, saber livrar-se de uma situação com faca ou mesmo quando está em minoria. Dessa vez fui procurado pelo coordenador da Ronda Escolar e nós formatamos a instrução de hoje, a fim de que eles estejam preparados para o dia a dia", explicou o GM Viana.

Coordenador da Ronda Escolar, o GM Nilson Reis tirou um saldo positivo da aula e planeja agora dar continuidade ao treinamento do grupo. "Vamos tentar fazer algum tipo de instrução pelo menos uma vez por mês, a fim de fomentar no guardião a busca pelo conhecimento técnico que pode fazer diferença na hora de uma abordagem ou mesmo para salvaguardar a sua vida e de outros. O instrutor Viana é um excelente profissional e tenho certeza que a equipe vai sair daqui com um pouco mais de bagagem técnica para utilizar a tonfa, esse instrumento bastante útil no nosso dia a dia", disse.

De acordo com o diretor adjunto da GMA, capitão Jonatas Souza Santos, a previsão é de que os outros guardas municipais também passem pelo treinamento, que se estenderá por todo o ano de 2015. "É de fundamental importância o conhecimento técnico para que possamos desenvolver nossas atividades. Iniciamos o processo de capacitação continuada e o primeiro grupo que destinamos é a Ronda Escolar, uma equipe coesa e que vem trazendo resultados interessantes para a comunidade aracajuana, em especial a comunidade escolar. Essa instrução de hoje segue a orientação da Secretaria Nacional de Segurança Pública de utilização de instrumentos de menor letalidade e a ideia é de que a cada 15 dias um grupo seja convocado para participar do treinamento", afirmou o diretor.