Revitalização de faixas de pedestres é prioridade para a SMTT

Transporte e Trânsito
03/02/2015 16h53

Assim como os condutores, o pedestre deve seguir regras para a harmonia e segurança no trânsito. Uma delas é realizar a travessia segura em uma via, sendo o local indicado para isso, a faixa de pedestres. Pensando nessa proteção ao cidadão, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, priorizou a revitalização das faixas de pedestres em toda a cidade.

O trabalho de revitalização das faixas de pedestres é realizado diária e continuamente pelo Núcleo de Sinalização da Diretoria de Planejamento e Sistemas da SMTT. Para que o trânsito não seja comprometido durante o dia, a pintura é feita no turno da noite com equipe e caminhão próprios da SMTT, conferindo mais agilidade ao processo de sinalização horizontal das vias.

Quem explica é o assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos. "O processo de revitalização da sinalização horizontal é contínuo. Já terminamos o primeiro lote de tintas e estamos com o segundo a caminho, para não perder a continuidade. O principal desgaste da pintura acontece nas vias mais movimentadas, com grande fluxo de veículos de grande porte e, por isso, demos prioridade às faixas de pedestres, para que eles tenham segurança", disse.

 CTB

 De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista tem responsabilidade pela segurança do pedestre. Para os que não respeitam a preferência do pedestre, o Código prevê infrações graves e gravíssimas em cinco situações. No entanto, o pedestre não tem preferência absoluta, devendo ter responsabilidade pela sua própria segurança.

O artigo 29 do CTB prevê que a prioridade do pedestre deve-se a situação de "quando estiverem realizando a travessia nas faixas delimitadas para esse fim", a exemplo das faixas de travessia. Os dispositivos semafóricos também fazem esse controle de travessia. "Por isso, é importante que o pedestre esteja atento à sinalização destinada a ele. Fazer contato visual com os motoristas é bastante importante. Ele precisa fazer-se visto aos outros", enfatizou o assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos.

Números

Segundo Vasconcelos, no ano de 2014, o Núcleo de Sinalização da SMTT revitalizou quase 500 faixas de pedestres, sendo elas em 32 avenidas e 79 ruas. Já em 2015, 70 faixas já foram pintadas em 10 avenidas e 27 ruas. Esses números sugerem que somente no mês de janeiro deste ano, a média de faixas revitalizadas foi de 2,25 por dia.

"Lembramos que o processo é contínuo e é feito de acordo com um calendário de recapeamento asfáltico da Prefeitura e demais intervenções nas vias. O Centro da cidade, por exemplo, já teve parte de suas ruas reasfaltadas e sinalizadas, inclusive com placas de sinalização vertical. Outro exemplo é o conjunto Augusto Franco, que também teve ruas e avenidas contempladas", concluiu.