Ouvidoria Itinerante faz pesquisa sobre atendimento em horário estendido.

Saúde
03/02/2015 20h37

Até o próximo dia 10 de março, a Ouvidoria da Saúde de Aracaju realizará pesquisa de qualidade nas nove Unidades de Saúde da Família (USFs) que atendem em horário estendido (das 17h às 20H) durante a semana. A ação visa realizar uma avaliação deste serviço com o objetivo de ajustar resultados sobre os atendimentos e possíveis ampliações do horário noturno para outros bairros.

Segundo a coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Oliveira Pardo, a Ouvidoria Itinerante passará duas noites em cada USF diagnosticando detalhes sobre o atendimento, frequência de procura por parte dos pacientes, tipo de serviço, etc. "Estamos abordando todos os pacientes que buscarem atendimento neste horário. Começamos pelo conjunto Augusto Franco, porém já temos a programação para os próximos dias. Este trabalho faz parte das ações que a Ouvidoria da Saúde de Aracaju pretende implantar em 2015, sempre primando pelo bom serviço ao cidadão aracajuano", destacou.

De acordo com a técnica da Ouvidoria, Marta Aragão, o trabalho serve para aproximar ainda mais a população do lado administrativo da Saúde Municipal. "Estamos realizando um processo de definição do perfil desses usuários que são atendidos no horário estendido, sempre com o objetivo de melhorarmos os serviços oferecidos. Durante nossa passagem por cada USF entregaremos também panfletos explicando como os pacientes devem procedem em casos de mais informações, reclamação ou elogio aos serviços dentro das unidades", disse.

Para o jovem Danilo Araújo de Sá, a pesquisa fará um raio x da situação vivenciada por ele e demais pacientes, funcionando como porta de entrada para resoluções de possíveis problemas. "Pela primeira vez precisei me consultar numa USF e achei positiva essa iniciativa de se pesquisar conosco, os próprios pacientes, a sistemática de atendimento. Achei que meu acolhimento foi rápido e fiz questão de pontuar isto na pesquisa", enfatizou.

Para o operário da Construção Civil, Antônio Machado, que foi medicado na devido a um machucado na coluna, tanto a pesquisa quanto o atendimento dentro da unidade aconteceram de forma tranquila. "Esta foi a segunda vez que precisei de atendimento e fui muito bem recebido. Esse horário da noite nos permite ter a certeza de que encontraremos médico e todo tipo de auxílio ao nosso dispor. Por isso fiz questão de participar da pesquisa da Ouvidoria para contribuir, enquanto paciente, do sistema de Saúde Municipal", pontuou.

Para a gerente interina (durante horário estendido) da USF Augusto Franco, Juliana Monteiro, a ideia de trazer a Ouvidoria para perto da população só tem a contribuir para que os trabalhos administrativos e os serviços oferecidos se aperfeiçoem cada dia mais. "Notamos que se trata de um diferencial que a Saúde de Aracaju vem empregando em seu cotidiano. Percebemos também que ações desse nível refletem positivamente na reação do cidadão que passa a acreditar cada vez mais no nosso trabalho", finalizou.