SMTT realiza curso de capacitação para agentes de trânsito da capital e do interior

Transporte e Trânsito
04/02/2015 14h22

A Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realiza o Curso de Operações de Trânsito Urbano para agentes de trânsito da capital e do interior. Agentes dos municípios de Tobias Barreto, Nossa Senhora do Socorro, Carmópolis e Aracaju participaram do curso.

O curso tem o objetivo de capacitar agentes de trânsito para a realização de Operações de Trânsito. Na manhã desta quarta-feira, 4, a SMTT realizou aula prática com os agente em uma operação no bairro Bugio. "É o momento da aula prática, onde vai se desenvolver toda a aprendizagem teórica, que na verdade a montagem de operações, de blitz, desvio de trânsito, bloqueio de vias, então toda essa parte e também uma parte sobre fiscalização, o que a gente deve fiscalizar os condutores de veículos", explicou o coordenador Operacional de Trânsito, capitão Cledyvan Siqueira .

A aula prática aconteceu junto com a operação preventiva que é realizada semanalmente nos bairros. "Nós montamos uma base de operação aqui no Bugio e vamos fazer a parte móvel, que a gente chama de operação móvel. Então a gente vai passar olhando basicamente a mobilidade, ver as infrações de calçadas, interdição de faixa de pedestre, bloqueio de calçada por veículos e também por comerciantes. E aí vamos fazer esse trabalho visando principalmente a mobilidade das pessoas, para que as pessoas possam andar pelas calçadas, pelos passeios e possam fazer esses trajetos mais curtos com segurança", destacou o capitão Cledyvan.

Com uma duração total de 15 horas, o curso conteve aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas aconteceram na sede da SMTT. "O curso iniciou na segunda-feira e termina na próxima sexta-feira, então são cinco dias, 3 horas/aula, fazendo um total de 15 horas. Dentro das instruções a gente sempre vai fazendo as atualizações de acordo com as novas legislações de trânsito", explicou o coordenador.

Participaram do curso 28 agentes de trânsito, dentre eles, alguns representantes dos órgãos de trânsito municipais do interior. "O curso é basicamente organizado e coordenado pela SMTT Aracaju. No final eles vão ser certificados, serve para a formação técnica", destacou Cledyvan, explanando que dentre os assuntos, a Lei Seca foi um bastante abordado. "A Lei Seca também é um assunto muito importante, pois também podemos encontrar condutores embriagados ou com suspeita de embriaguez nas ações e os agentes são orientados quais são os procedimentos que podem fazer".

Para o agente de trânsito de Nossa Senhora do Socorro, Carlysson José Mesquita Bonfim, o curso ajuda os agentes a terem mais segurança nas operações e mais conhecimentos. "Esse curso é importante porque além do aperfeiçoamento de operação de trânsito, você relembrar muitas situações você acaba fazendo a integração de todos os agentes de todos os municípios, foi promovido pelo SENATRAN junto com a SMTT para realizar esse curso", enfatizou o agente

Já para a Liane Vieira Silva, agente de trânsito de Aracaju, o trânsito é algo inconstante, está sempre mudando e surgindo novas leis, por isso o curso foi muito importante para os agentes se atualizarem de acordo com as mudanças. "A gente também solicitou capacitação para poder atender melhor a população, porque quando a gente se capacita quem ganha também é a sociedade. Levo a lição de me doar mais porque nosso trabalho é em beneficio da sociedade, hoje o trânsito causa muitas vítimas, então a mobilidade hoje é uma peça chave é até uma questão de segurança, porque todos nós estamos dentro do trânsito", destacou Liane.