Emsurb realiza ações nos bairros Jardins e Cidade Nova

Serviços Urbanos
06/02/2015 16h04

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB), realiza ações na manhã dessa sexta-feira, 6, na capital. Limpeza de canal no bairro Jardins e o Programa Cata-bagulho no bairro Cidade Nova são as ações promovidas para benefício da população aracajuana.

Cerca de 30m³ de areia já foram retirados do canal da avenida Silvio Teixeira, no bairro Jardins. Com a maré cheia os serviços foram interrompidos. "Nesse período que o canal tem interferência de maré, a gente só pode entrar mesmo barrando a água que vem antes, tem que aguardar a maré secar pra que o pessoal possa ter acesso ao canal, porque com a maré cheia não dá pra fazer", explicou o coordenador de Resíduos Sólidos, Reinaldo Souza.

"A limpeza de canal com barragem aqui na Silvio Teixeira se deu em função da necessidade, devido ao material que fica no leito do canal. A gente faz barragem com uma lona e com um equipamento adequado, daí o pessoal faz a remoção dos resíduos que tem dentro do canal", destacou o coordenador. "Só vamos sair na medida em que a gente deixe o canal limpo, provavelmente até sexta-feira da próxima semana está concluindo pra iniciarmos o canal da avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral".

Cata-bagulho

Encerrando as ações da PMA no bairro Cidade Nova, o Programa Cata-Bagulho esteve realizando a operação na comunidade. "Limpeza, recuperação das vias, a gente está também associando o Cata-bagulho a esse projeto da prefeitura. Hoje a gente está fazendo a remoção de móveis velhos, sofás, tudo que o caminhão convencional da coleta não leve a remoção é feita nesse dia. E essa ação é só hoje, vamos fazer todas as ruas do bairro Cidade Nova. Nessas ações da prefeitura, o Cata-Bagulho vai estar inserido sempre, e sempre na sexta-feira", destacou o coordenador.

Para o morador da comunidade Aguinaldo da Conceição Santos, o mais importante é avisar a comunidade com antecedência sobre a ação. "É uma ação excelente, ano passado também foi feita essa mesma coleta por aqui e o mais importante é que foi avisado com antecedência, o carro de som passou avisando e o pessoal já põe os entulhos nas portas e sai tudo perfeito. Eu coloquei umas cadeiras que estavam ocupando espaço lá no quintal, e agora já foi retirada", enfatizou o Aguinaldo.

Já para a dona de casa Maria Auxiliadora de Oliveira Santos, o melhor é poder tirar os entulhos de casa sem ter que jogar na rua. "Achei uma coisa maravilhosa, porque eu tirei tanta bagunça lá do meu quintal, limpei todinho. Está ótimo! Eu tinha muita coisa no quintal e agora já diminuiu bastante mesmo", disse Auxiliadora.