Educação Para o Trânsito inicia série de ações pré-carnavalescas

Transporte e Trânsito
10/02/2015 14h08

Carnaval é festa. Carnaval é alegria. Mas, para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, o Carnaval é um dos períodos do ano em que mais acontecem acidentes com vítimas. Por isso, a SMTT, através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, iniciou nesta terça-feira, 10, uma série de ações de conscientização pré-carnaval.

A primeira ação aconteceu nas faixas de pedestres de quatro vias de tráfego mais intenso em Aracaju, em que se cruzam as avenidas Hermes Fontes com Barão de Maruim, Desembargador Maynard e Pedro Calazans, próximo à Praça da Bandeira. Estiveram envolvidos agentes de trânsito, o grupo ‘Os Cones' de Teatro da SMTT e uma banda "troça". Ao som de marchinhas de Carnaval, a equipe fez a abordagem aos condutores e animava quem passava por lá.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Selma Dantas, a conscientização e prevenção são os melhores meios para diminuir a quantidade de óbitos no trânsito. "Mais uma vez nos deparamos com um feriado prolongado em que há uma tendência de aumentar o número de mortes em acidentes de trânsito. Nós temos essa semana agora para a prevenção. Todas as nossas ações são preventivas e educativas, pois chegamos a uma conclusão que é melhor prevenir uma semana antes do Carnaval, do que adentrarmos em um bloco onde as pessoas estão com o intuito de pular e beber, muitas vezes", explicou.

Ela falou ainda sobre o calendário das ações que contam com a parceria de outros órgãos de segurança pública, como a Polícia Rodoviária Federal. "Na quarta-feira, 11, pela manhã, a ação será realizada no cruzamento da avenida João Ribeiro com Coelho e Campos. À tarde, na avenida Heráclito Rollemberg e Hildete Falcão. Na sexta-feira, encerramos com uma ação conjunta com a PRF, na BR-235 e à tarde, estaremos em parceria também com a SMTT da Barra dos Coqueiros, com uma ação na Ponte Aracaju-Barra" disse.

Prevenção de acidentes

Durante o período de Carnaval, a SMTT orienta que os condutores mantenham a conduta cidadã no trânsito e respeite os princípios mais básicos do Código de Trânsito Brasileiro, e até mesmo aqueles que não estão regulamentados, mas que fazem parte de um conjunto de regras na convenção social.

- Se for viajar, faça uma revisão em seu veículo e verifique a validade do extintor e o estado de conservação dos demais equipamentos de segurança;

- Não esqueça de colocar o cinto de segurança e certifique-se que todos os passageiros do seu veículo o coloquem também;

- Ao dirigir, segure o volante com as duas mãos;

- Evite arrancadas bruscas;

- Desacelere o veículo próximo aos cruzamentos, pois algum outro vindo em direção diferente pode não respeitar a sinalização e passar direto;

- E o principal, se beber, não dirija.