CRAS Gonçalo Rollemberg promove ação em prol de envelhecimento saudável

Assistência Social e Cidadania
19/02/2015 13h59

A assistência à saúde do idoso tornou-se prioridade, tendo em vista o aumento progressivo da expectativa de vida observado nas últimas décadas. Por este motivo, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Professor Gonçalo Rollemberg Leite, localizado no bairro José Conrado de Araújo, abriu as portas para receber os alunos de enfermagem do quinto período da Universidade Tiradentes (UNIT). A visita tem como objetivo a promoção da qualidade de vida, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.

Segundo a professora da UNIT, Rafaela Azevedo, cinco turmas de alunos acompanharão o grupo de idosos do CRAS Gonçalo Rollemberg neste semestre. "Esta visita faz parte de um campo de estágio da matéria Saúde do Idoso. Vamos ter turmas que virão para cá na segunda (manhã), terça (manhã e tarde) e quinta (manhã e tarde). No total, cinquenta alunos participarão deste estágio e serão avaliados e supervisionados pelos professores no decorrer do processo", revela Rafaela, destacando que, a princípio, os alunos farão uma entrevista com cada idoso e depois irão avaliar hábitos que interferem na qualidade de vida.

Integração

A fim de integrar alunos, professores e idosos, a equipe do CRAS Gonçalo Rollemberg Leite realizou um café da manhã no auditório do equipamento na quinta,12. O evento contou com a participação do grupo do Getúlio Vargas e com os idosos da rede conveniada Centro Dom José Brandão. "Hoje recebemos cerca de cinquenta pessoas para essa integração e também para dar o pontapé para essa ação que fará toda a diferença no dia a dia dos idosos que participam dos nossos grupos de convivência", destaca a coordenadora do CRAS Gonçalo Rollemberg, Bianca Evangelista.

Durante o evento, enfermeiras e alunas do curso de enfermagem verificaram pressão, realizaram teste de glicemia e tiveram o primeiro contato com os idosos do equipamento social. Para Maria José Gouveia, 67 anos, esta ação é de extrema importância para os idosos do grupo. "Aqui será mais um local onde poderemos nos informar e ter orientação sobre qualidade de vida. Eu me preocupo muito com a minha saúde porque tenho familiares que têm hipertensão e é bom quando alguém está junto para fazer um acompanhamento", comenta Maria.

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) oferece grupos de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas idosas nos quinze CRAS do município de Aracaju. Para participar das atividades, o idoso deve se dirigir ao CRAS mais próximo de sua residência. Os grupos de convivência buscam trabalhar a auto-estima, a satisfação e a alegria de poder estar com outras pessoas em um espaço social, no qual os idosos podem realizar diversas atividades, além de conversar, sorrir e desenvolver habilidades e competências, fortalecendo laços e fazendo novas amizades.