Em Aracaju, tuberculose tem tratamento e tem cura

Saúde
26/02/2015 15h37

É de conhecimento geral que a tuberculose é uma doença séria, porém muito preconceito e desinformação sobre o tema acabam prejudicando os doentes, provocando o abandono do tratamento e a morte desnecessária por uma doença que já possui cura. Em Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) possui um sistema de atendimento preparado para cuidar dos doentes e promover campanhas de conscientização.

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria e pode ser transmitida pela tosse, fala e espirro. A coordenadora do programa Tuberculose em Aracaju, Tânia Santos, conta que é uma doença pulmonar e deve ser tratada precocemente. "A tuberculose é uma doença infecciosa, o primeiro sinal é febre baixa, suores noturnos, emagrecimento e tosse por mais de três semanas. A transmissão é feita no convívio diário, dentro da casa ou no próprio trabalho", conta Tânia.

A doença já possui cura e o seu tratamento consiste em seis meses de medicação diária, sem nenhuma interrupção. A coordenadora explica que o principal problema que a Saúde Municipal enfrenta é o abandono do tratamento. "Por ser um tratamento muito longo, muitos acabam abandonando. Além disso, depois de dois meses de tratamento, o paciente já se sente bem, como se já estivesse curado, porém ainda são necessários mais quatro meses para que a bactéria seja eliminada por completo", conta a coordenadora, que salienta, "o preconceito, devido ao histórico de mortes causadas pela doença, também é um grande causador do abandono do tratamento".

A tuberculose é uma doença oportunista, que mata principalmente pessoas já debilitadas, como soropositivos e portadores de câncer, devido ao fraco sistema imunológico, que permite uma transmissão de bactérias mais fácil. A SMS possui um tratamento gratuito e de qualidade para a tuberculose, com atendimento em todas as 43 unidades de saúde, que atendem fazendo tanto o diagnóstico quanto o tratamento.  "A maior preocupação da saúde de Aracaju é com pessoas que moram na rua ou com alguma doença debilitante", conta a coordenadora.

No dia 24 de março é comemorado o Dia Nacional de Luta contra a Tuberculose, um dia para conscientização das pessoas para essa doença, que ainda mata muito, não obstante, ainda é negligenciada por boa parte da sociedade, que age como se a tuberculose não existisse. Na data, várias ações educativas serão promovidas pela saúde de Aracaju. "Aracaju implantará em março um novo sistema de teste. Já recebemos a máquina e logo estaremos cuidando ainda melhor dos doentes", conta Tânia Santos.