Previdência Social é tema de palestra ministrada no CRAS Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
24/02/2015 13h01

Na manhã desta terça, 24, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Maria recebeu, na unidade, técnicos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que ministraram a palestra “Contribuinte Facultativo – Baixa Renda” para as donas de casa que residem nos bairros Santa Maria e 17 de Março.  A exposição teve como intuito sanar as dúvidas da comunidade acerca de direitos e benefícios previdenciários.

Segundo a coordenadora do CRAS Santa Maria, Vera Anunciação, os temas são propostos pela própria comunidade. “Eles estão aqui conosco e mandam suas demandas, então buscamos fazer parcerias e trazer esse conhecimento para eles. Estamos de portas abertas para palestras que tirem as dúvidas e esclareçam os moradores do Santa Maria. Na próxima sexta, em parceria com a Defensoria Pública, também traremos uma palestra sobre Direitos do Consumidor”, afirma Vera.

Previdência Social

A explanação foi feita pela equipe do Programa de Educação Previdenciária composta pelas técnicas do INSS, Gisselma Souza e Domítia Oliveira, que falaram sobre temas como aposentadoria, auxílio-reclusão, salário maternidade e auxílio doença. “O objetivo maior é trazer a informação para que estas pessoas tenham acesso seguro aos seus benefícios. Expomos não só em relação ao segurado facultativo, mas também àquelas pessoas que têm subempregos ou empregos informais e querem ter acesso aos direitos”, destaca a educadora previdenciária, Gisselma Souza.

Após a palestra, a dona de casa Marli Santos quer passar a contribuir para a previdência. “Achei maravilhoso essa palestra aqui no CRAS, percebi que mesmo sendo dona de casa posso ter acesso a benefícios apesar de não ter renda própria. Não sabia que tínhamos tantos direitos assim, por exemplo se eu ficar doente vou poder ter um dinheiro para comprar os remédios”, comenta Marli.

O CRAS Santa Maria segue, até o final de fevereiro, levando conhecimento à comunidade com programação que inclui palestras e cursos promovidos por empresas e órgãos parceiros que têm como foco o avanço da região. Na próxima sexta, 27, a partir das 15 horas, defensores públicos ministram palestra sobre Direito do Consumidor no equipamento social. Na unidade, também acontece o curso “Sei Vender”, capacitação do Sebrae, com foco no empreendedorismo e progresso dos proprietários de pequenos negócios do bairro.