Alunas finalizam curso de Auxiliar de Cozinha e traçam metas profissionais

Formação para o Trabalho
24/02/2015 14h59

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), encerrou na tarde da última segunda-feira, 23, mais uma turma do curso de Auxiliar de Cozinha, ofertado por meio do Programa Senac de Gratuidade. As aulas vinham sendo ministradas na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) do bairro Coroa do Meio, gerenciada pela equipe da Fundat.

Segundo a instrutora do curso, Tânia Macedo, as alunas obtiveram conhecimentos teóricos ligados à higiene pessoal e aos relacionamentos interpessoais. Já a parte prática foi dividida em dois momentos: demonstração dos tipos de cortes e diferenciação de molhos, além da execução destas demonstrações pelas alunas. Tânia apresentou ainda as etapas que devem compor uma refeição (entrada, prato principal, acompanhamento, sobremesa e bebidas).

A aluna Laurinda Pereira recebeu um convite para trabalhar na cozinha de um estabelecimento alimentício de um amigo. Ela acredita que o curso de Auxiliar de Cozinha reforça a necessidade de aprender outros tipos de pratos, que vão além das práticas do dia a dia. "Gostei muito, fomos uniformes no pensamento do querer", conta a aluna que deseja fazer outros cursos na área e montar seu próprio negócio.

Floracy Nascimento trabalha em uma pastelaria há cerca de um ano e decidiu concluir o curso em busca de aprimoramento profissional. "Foi excelente. Vi molhos e tipos de cortes que não sabia", relata a aluna que, ao iniciar o curso, foi incentivada pela chefa. Floracy conta ainda que o aprendizado adquirido contribuirá para o desempenho nas tarefas do trabalho. "A organização e a higiene ajudarão no preparo das coisas", diz a aluna, que, no futuro, também pretende trabalhar por conta própria, confeccionando doces e salgados.

Mesmo sem muita aptidão para cozinhar, a aluna Sandra de Jesus escolheu estudar nesta área por acreditar no crescimento cada vez maior do setor. Ela ressalta a importância do conhecimento e do aperfeiçoamento conquistados neste curso. "Muitas vezes temos coisas em casa que não sabemos que podem virar um prato diferente", explica. Sandra também acabou de finalizar o curso de Pizzaiolo e deseja estudar outros cursos relacionados - inclusive o de Empreendedorismo, para que consiga montar um negócio.