PMA amplia trabalho de manutenção na rede de drenagem

Obras e Urbanização
25/02/2015 17h44

Trabalhando desde as primeiras horas de hoje, 25, para atenuar os efeitos das chuvas que caíram na capital durante a madrugada, a Prefeitura de Aracaju intensificou as atividades na manutenção na rede de drenagem para atender as demandas e equacionar os problemas dos pontos de alagamentos mapeados pelos técnicos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Durante todo o dia, equipes da Emurb atuam com medidas que buscam ampliar a capacidade de absorção das águas pluviais. Desobstrução, limpeza e manutenção da rede de drenagem, além da recuperação de meio fio, calçadas e assentamento de calhas estão sendo realizados simultaneamente nos bairros Ponto Novo, Grageru, Atalaia, Olaria, Santos Dumont, Jabotiana, Santos Dumont e 18 do Forte.

Em períodos chuvosos, a Emurb adota uma série de medidas que reforçam ainda mais as ações para sanar as demandas e evitar pontos de alagamentos, garantindo o fluxo normal de pessoas e veículos nas ruas da capital. Servidores capacitados, máquinas e equipamentos necessários atuam diariamente em diversos bairros e que executam a limpeza da micro e macro drenagens através de ações nos canais, bocas-de-lobo, bueiros, além de substituir a tubulação danificada.

Uma das causas que gera muito entupimento das redes de drenagem é a dispersão de lixos, entulhos e dejetos em vias públicas. Quando descartado de forma inadequada, o lixo acaba sendo levado diretamente para as bocas-de-lobo, entupindo as galerias pluviais da cidade, o que provoca alagamentos e deixa o transito lento e, em casos extremos, casas acabam sendo invadidas pelas águas das chuvas.

Solicitações

A Emurb pede a colaboração da população para evitar jogar em vias públicas qualquer tipo de material que obstrua a rede de drenagem. Para solicitar os serviços de desobstrução, basta entrar em contato com a empresa municipal através telefone (79) 3179-1619, ou via email (comunica.emurb@aracaju.se.gov.br).