Sejesp promove ação para o Dia Mundial de Prevenção a LER e DORT

Juventude e Esporte
25/02/2015 18h41

A Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), por meio da Coordenação de Lazer, também está inteirada quando o assunto é saúde pública. Prova disso é que em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o órgão promoverá um evento de conscientização em referência ao Dia Mundial de Prevenção a Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e a Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), na sexta-feira, 27, às 8h no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Antecipando as comemorações, que originalmente é feita no dia 28 de fevereiro, o Dia Mundial de Prevenção a Ler e DORT encontrará em Aracaju um conjunto de boas ações para o seu combate. Na programação do evento estão planejadas palestras com o ortopedista Mario Jorge Leal e o fisioterapeuta Alysson Paulino, além de atividades lúdicas com o programa Mexa-Se, oficinas de massoterapia, massagem e yoga e testes de glicemia e medição de pressão.  O evento, que é aberto ao público em geral, também oferecerá um café da manhã aos participantes.

Para Fernanda Loeser, organizadora do evento, o objetivo da ocasião é fazer as pessoas prestarem mais atenção na gravidade dessas enfermidades. "Tanto a LER como a DORT possuem grandes chances de serem desenvolvidas no ambiente de trabalho. Hoje as pessoas vivem dizendo que não tem tempo para se cuidarem, mas quem não tem tempo para saúde, acaba tendo para doença. Estamos aqui para incentivar uma melhor qualidade de vida", fala a educadora física.

Kleber Alves, Coordenador de Lazer da Sejesp, complementa. "Essa é a nossa maneira de fazer algo para combater um mal que atinge um número cada vez maior de pessoas. Pequenas mudanças de hábito já podem modificar bastante a rotina de uma pessoa. Queremos despertar justamente a necessidade de prevenção, de cuidado, para que não haja um diagnóstico positivo no futuro", diz.