CTA Itinerante faz testes rápidos de DSTs em colaboradores da Emsurb

Saúde
26/02/2015 15h05

A equipe do Programa Municipal DST/Aids da Saúde de Aracaju esteve com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), na manhã de quarta, 25. A ação, que contou com a realização de exames rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, foi solicitada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Cerca de 70 colaboradores foram submetidos aos exames e seis deles foram identificados com DSTs.

De acordo com a coordenadora do programa, Débora Oliveira, nenhum caso de HIV foi notificado e os diagnosticados com Sífilis receberam encaminhamentos para buscar o tratamento através da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro onde moram. “Os acometidos pela Hepatite foram encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos, para que possam receber as devidas orientações e tratamento”.

Segundo Débora Oliveira, esse tipo de iniciativa é de extrema importância. “Ao ofertarmos o serviço de testagem rápida, no próprio ambiente de trabalho do cidadão, alcançamos um número maior de pessoas e realizamos mais exames, principalmente pelo público masculino ainda ser o que menos frequenta nossas unidades de saúde. Dessa forma , ossibilitamos a identificação precoce, reduzindo as complicações da doença e aumentando as chances de cura”, afirmou a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids.

Durante a ação, a equipe fez ainda a distribuição de preservativos, masculinos e femininos, bem como toda orientação necessária para o uso dos mesmos.