Profissionais da Semfas são capacitados em Curso de Libras

Assistência Social e Cidadania
27/02/2015 13h00

A fim de capacitar os profissionais que trabalham nos serviços de média complexidade dos equipamentos sociais do município de Aracaju, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) inscreveu técnicos, educadores, assistentes sociais e psicólogos em um Curso de Libras que acontece no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP) da Secretaria de Estado da Educação.  O curso, que teve início na última quarta, 25, tem como objetivo promover a formação adequada de profissionais para atendimento às pessoas com surdez em uma dimensão educativa e sociocultural, viabilizando o desenvolvimento pleno das potencialidades da pessoa surda.

De acordo com a gerente do serviço de média complexidade da Proteção Social Especial, Emilly Regina Nardelli, a Semfas observou no curso a oportunidade de qualificar os profissionais para o aperfeiçoamento dos serviços socioassistenciais levados à população. "Este curso é fundamental tanto para o profissional quanto para o serviço, uma vez que existe grande necessidade do domínio da língua dos sinais para o atendimento e/ou acompanhamento dos usuários com deficiência auditiva", destaca.

Capacitação

Para a educadora social Ana Elisabeth Nascimento, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Viver Legal, o curso é uma grande oportunidade para expandir o conhecimento sobre a língua dos sinais. "Já fazemos atendimento a pessoas com surdez e essa capacitação vai aperfeiçoar o serviço e acompanhamento que fazemos junto aos usuários, além de ser ótimo para nós como profissionais", afirma Elisabeth.

Já a psicóloga Elenildes Correia, técnica do Centro Dia (unidade da Semfas que oferta serviços às pessoas com deficiência), destaca que o curso facilitará o dia a dia com os usuários do Centro, pois será possível aprimorar o estudo do caso de cada indivíduo. "Poderemos auxiliá-los de uma maneira aperfeiçoada. Conhecendo melhor a história de cada um contada por eles e saber também seus anseios", revela.

O curso é formado por quatro módulos com 172 horas/aula que serão ministradas por técnicos do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez. O aluno não poderá ter frequência inferior a 80% em cada capacitação e só avançará se obtiver, ao final de cada módulo, avaliação média superior a 7. Os profissionais da Semfas inscritos no curso levarão conhecimento aos CREAS Viver Legal, São João de Deus e Maria Pureza e Centro Dia.