Saúde de Aracaju discute avanços e projetos com os conselheiros

Saúde
27/02/2015 15h42

Na manhã desta sexta-feira, 27, o secretário da Saúde de Aracaju em exercício, Luciano Paz, e o assessor especial da pasta, Adalberto Canuto Júnior, participaram de Reunião Ordinária do Conselho Municipal da Saúde (CMS). Durante o encontro, foram discutidas situações relativas aos atendimentos à população aracajuana e apresentado um relatório de ações desenvolvidas pela Saúde de Aracaju ao longo dos últimos meses.

Na reunião foram apresentadas as ações adotadas pela Saúde de Aracaju para atender solicitações feitas pelos Conselheiros após as visitas que aconteceram no início do mês de fevereiro. Luciano Paz enfatizou que está otimista quanto às ações da pasta e frisou que toda a gestão está focada em realizar um trabalho ainda mais humanizado para os aracajuanos.

"Hoje já temos nove Unidades de Saúde da Família funcionando em horário estendido. Desde que foram implantadas, essas unidades permitiram atender 45 mil pessoas a mais do que já atendíamos. De agosto a dezembro de 2014 ampliamos em torno de 30% o volume de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento. Durante o mês de fevereiro, nos dias de Carnaval, as unidades atenderam mais de quatro mil pessoas e não houve a quebra de plantão", esclareceu Luciano Paz, acrescentando que equipamentos mobiliários estão sendo adquiridos para melhor equipar as Unidades de Saúde, além de 26 novos veículos para oferta de atendimentos domiciliares.

O secretário ainda repassou a informação de que as UPAs já foram habilitadas junto ao Ministério da Saúde para em breve funcionarem como hospitais. A mudança permitirá que os serviços recebam investimentos para a ampliação do prédio e aumento do número de leitos de internação, UTI e centro cirúrgicos, além de outros serviços que vão trabalhar 24h. "Temos também o projeto para construção da maternidade no bairro 17 de Março, que já foi aprovado pela Caixa Econômica", afirmou Luciano, que solicitou ao CMS um próximo encontro para apresentar de forma detalhadas, as estratégias, os investimentos e os projetos, bem como a origem dos recursos.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roseane Patrício, adiantou que o Conselho avalia de forma positiva o resultado das reuniões junto à gestão bem como as mudanças que vem sendo promovidas após as visitações as unidades. "Temos todo esse trabalho registrado em relatório e estamos sentindo que a Saúde de Aracaju está nos dando respostas", disse.