Palestra sobre combate a LER e DORT atrai servidores da Prefeitura de Aracaju

Juventude e Esporte
27/02/2015 15h33

Com o intuito de alertar os servidores da Prefeitura de Aracaju sobre as principais lesões ocasionadas pela longa jornada de trabalho sem os cuidados necessários, a Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), através da Coordenação de Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta sexta-feira, 27, palestras informativas sobre a Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e a Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), em comemoração ao Dia Mundial de Combate a esta enfermidade.

Com o auditório do Centro Administrativo Aloísio Campos repleto de colaboradores do poder público municipal, o ortopedista especialista em lesões no ombro e cotovelo, Dr. Mário Jorge Lemos, explicou os principais erros das pessoas dentro do ambiente de trabalho. A segunda palestra do dia proferida pelo fisioterapeuta Alysson Paulino Menezes abordou o tratamento de uma pessoa lesionada e as dificuldades enfrentadas.

Ainda no local, a coordenadora do programa Mexa-se e organizadora do evento, Fernanda Loeser, colocou todos para movimentar o corpo, junto com sua equipe de professores, aplicando ginástica laboral. A professora de Yoga, Gessana Shakti, realizou uma aula de relaxamento com todos os presentes que saíram mais leves para continuar sua rotina de trabalho. Finalizando os benefícios aos servidores, teve uma aplicação de reflexologia nos pés e nas mãos realizadas por massoterapeutas.

Na entrada do auditório, profissionais da SMS realizavam aferição da pressão arterial e teste de glicemia com os servidores que estavam preocupados com a saúde, conforme relata a organizadora Fernanda Loeser. "Estou muito agradecida a Secretaria de Saúde por se envolver neste evento que tem como intuito zelar pela saúde dos servidores da Prefeitura de Aracaju. Estamos vendo que todos se envolveram e tiveram interesse pelo tema, o que nos incentiva a realizar mais ações", comenta.

Satisfeito com a receptividade dos servidores e a seriedade que foi abordado o tema, o médico ortopedista ressalta a importância do evento. "É muito importante eventos como estes e serve até de exemplos por estas doenças de repetições talvez seja um dos maiores problemas do mundo, porque tiram do trabalho pessoas que estão na sua fase produtiva. É um grande exemplo porque agora tenho certeza que todos que estiveram aqui vão sair estimulados para fazer uma atividade física", ponderou Dr. Mário Jorge Lemos.

Assistindo as palestras com bastante atenção, a coordenadora do Departamento de Qualidade de Vida da Secretaria Municipal de Educação (Codep), Jouse Mara Ferreira, relatou que eventos como estes deveria acontecer com maior freqüência. "Vemos muito colegas de trabalhos serem afastados de suas funções por lesão e por stress, como professores da Rede Municipal que tem lesões no braço por escreverem muito no quadro, pretendemos repassar estas orientações para os nossos docentes. Seremos um agente multiplicador desta informações", alerta.