Semfas promove aniversário para acolhida de Casa Lar Infantil

Assistência Social e Cidadania
02/03/2015 14h30

A garota I.G.G., que tem um histórico de vida em abrigos do município de Aracaju, realizou um sonho, na última sexta-feira, 27, quando completou 10 anos de idade. Acolhida, atualmente, na Casa Lar Infantil, a menina comemorou seu aniversário com uma grande festa que foi organizada pela equipe da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), na unidade de acolhimento onde a jovem reside.

Com o tema Frozen, a festa foi idealizada pela adolescente que enviou uma carta, no início do mês de fevereiro, para a Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, pedindo um aniversário decorado com arranjos da princesa mais famosa da Disney. "Eu pedi a Tia Selma e ela realizou meu sonho. Também tive um dia de princesa porque me vestiram igual a Frozen e ainda fui ao salão ajeitar o cabelo para ficar bem bonita para a festa", afirmou a aniversariante.

De acordo com a coordenadora das Aldeias Infantis da Semfas, Josefa Laurentino, as crianças aguardaram com expectativa pela festa. "Ela escreveu uma carta pedindo à Secretária, mas não esperava uma festa assim tão bonita. Todos estão encantados e é maravilhoso, pois a promoção de um aniversário individualizado faz com que eles se sintam em casa", destacou Josefa.

O aniversário teve a presença da Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita; da senadora, Maria do Carmo Alves; da coordenadora de Proteção Social Especial, Paula Maynard; e de crianças e adolescentes acolhidos por outros abrigos municipais, como Marinete Alves e Caçula Barreto.

Aldeias Infantis

Nas Casas Lares Infantis cada núcleo familiar é composto por até nove crianças, irmãos biológicos ou não, de idades diferentes e de ambos os sexos. A cuidadora residente (mãe social) trabalha para o desenvolvimento de cada criança, proporcionando a segurança, amor e estabilidade que cada um necessita. Essa profissional capacitada em cuidados infantis administra o lar com autonomia, dá orientação e respeita a origem familiar, as raízes culturais e a religião de cada um.

No núcleo familiar as crianças crescem e aprendem juntas, compartilham responsabilidades, trabalham conflitos e limites da vida cotidiana, na perspectiva de um desenvolvimento integral. Os núcleos familiares estão inseridos no meio comunitário, onde crianças, adolescentes e jovens têm a oportunidade de participar ativamente da realidade local.