“Foi mais um passo que dei”, orgulha-se aluna formada em curso do Pronatec/Mulheres Mil

Formação para o Trabalho
02/03/2015 14h57

O trabalho desenvolvido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS), segue dando muitos resultados. Na última semana, cerca de 60 alunas das cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros foram certificadas numa solenidade de formatura referente aos cursos de Camareira em Meios de Hospedagem e Auxiliar de Cozinha. Ambos pertencem ao Programa Mulheres Mil e foram ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

"Deixou saudades, viu". Estas foram as palavras de Maria Aparecida Alves, de 54 anos, acerca da experiência que viveu durante o curso de Auxiliar de Cozinha. "Nunca desisti, tudo que começo eu termino", garante. Sua colega de turma, Maria de Lourdes Pereira, explica ainda que as aulas aprofundaram os conhecimentos sobre higienização e armazenamento de alimentos. "Estou feliz, foi mais um passo que dei", comemora Maria.

Para a aluna do curso de Camareira em Meios de Hospedagem, Mayra Bezerra, o próximo passo é começar a trabalhar. "Aprendemos muitas coisas diferentes e tiramos algumas dúvidas", conta Mayra, que já pretende fazer outros cursos. Além dela, Maylhane Feitosa também optou pela profissionalização no segmento turístico e partiu em busca de um novo aprendizado. "Sentimento de dever cumprido", expressa Maylhane.

Trabalho descentralizado

De acordo com a coordenadora do Programa Mulheres Mil, Nara Souza, esta é a primeira ação realizada pelo programa federal na Barra dos Coqueiros. "A sensação não é de trabalho cumprido, mas iniciado", diz Nara, que também estimula as formandas a serem multiplicadoras de conhecimento e a divulgarem o trabalho do Mulheres Mil.

Na ocasião, as alunas ainda foram apresentadas aos serviços da Agência do Trabalhador e do CredPovo, programa municipal que oferece linhas de crédito voltadas para micro e pequenos empreendedores. Mesmo ausente à cerimônia, a presidente da Fundat, Glaúcia Guerra, deixou sua mensagem de gratidão à equipe do Programa Mulheres Mil e enfatizou a disposição em colaborar com a formação profissional. "Apesar de a Fundat se localizar em Aracaju, ela sempre estará de portas abertas para oferecer os cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento, para todas as comunidades circunvizinhas", destaca Gláucia.