Assistência Social recebe dez novos veículos para atender a população

Assistência Social e Cidadania
03/03/2015 15h50

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, entregou dez novos veículos que irão aprimorar os serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), por meio dos Conselhos Tutelares, Cadastro Único e da Unidade de referência para as pessoas com deficiência, Centro-Dia. A solenidade, que abriu as comemorações pelos 160 anos da capital sergipana, aconteceu na área externa do Centro Administrativo Aloísio Campos, na manhã desta terça-feira, 3.

Na oportunidade, o prefeito enalteceu os serviços realizados pelos conselheiros tutelares e destacou ainda que a unidade móvel entregue ao Centro-Dia foi adaptada exclusivamente para a unidade. “Este evento me deixa alegre porque vocês me perguntam: são só dez carros? Sim, mas a quantidade de pessoas que serão beneficiadas com os serviços realizados por eles é uma coisa extraordinária. Cada conselho tutelar vai receber um carro novinho para atender a esse povo que tenho tanto carinho que é a população carente. Já a Van nós compramos e não havia nada pronto, mas fizemos a adequação para o serviço. Ela inclui elevador de acesso e vai até a casa dos portadores de deficiência que necessitam ser tratados com carinho, respeito e empenho”, ressaltou João Alves Filho.

Recursos

No total, dos dez carros entregues à população, cinco ficarão nos conselhos tutelares. Os veículos foram doados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Já os três carros entregues ao Cadastro Único e o caminhão baú, que fará parte de ações da Semfas, foram comprados com recursos do Fundo Nacional de Assistência Social. A unidade móvel do Centro-Dia, adaptada para as pessoas com deficiência, foi adquirida pelo Comitê Contra Fome, que tem em sua fonte de receita, recursos oriundos dos descontos mensais de 1% da remuneração das pessoas que ocupam cargos comissionados na Prefeitura de Aracaju.

De acordo com a Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, a entrega dos carros foi um sonho realizado, tanto para os beneficiados quanto para a Semfas. “Esta unidade móvel do Centro-Dia é um orgulho pra gente. Essa Van foi adquirida através da parcela de contribuição dos cargos comissionados, que compõem uma equipe que trabalha integrada. Quero agradecer a todos e, principalmente, ao nosso prefeito João Alves. Aracaju pode esperar, pois nos dois últimos anos deste mandato ainda vamos realizar muita coisa boa”, afirma a secretária.

Serviços

Com investimento total de mais de R$ 556 mil, a chegada dos novos veículos irá aprimorar as ações socioassistenciais realizadas pela Prefeitura de Aracaju, através da Semfas. A unidade móvel do Centro Dia, por exemplo, irá atender, em cada residência, um número maior de pessoas com deficiência. “Graças à gestão de nosso prefeito, e ao empenho da primeira dama e nossa senadora, Maria do Carmo, junto  com a Secretária Selma Mesquita, nós estamos recebendo essa preciosidade que irá melhorar o atendimento, porque será possível o deslocamento de casa para o Centro-Dia e do Centro-Dia para casa, levando nossos usuários com segurança e inserindo-os na sociedade”, disse a coordenadora do Centro-Dia, Jacqueline Guimarães.

Para o presidente do Conselho Municipal em Defesa da Pessoa com Deficiência, Everton de Jesus, a chegada da unidade móvel é a prova de que a Prefeitura de Aracaju busca a luta pela valorização dos direitos da pessoa com deficiência. “Essa unidade vai facilitar a chegada das pessoas com deficiência ao Centro-Dia. As políticas públicas para a pessoa com deficiência têm passado por um avanço muito grande e essa unidade é a prova disso, pois a Prefeitura de Aracaju tem ajudado muito nessa valorização”, enfatiza.  

Já os serviços realizados pelos conselhos tutelares poderão ser desenvolvidos com maior autonomia. “Nós já tínhamos carros de empresas terceirizadas. Agora teremos os nossos próprios veículos que estarão conosco 24 horas por dia e teremos autonomia para atender nossas demandas que são garantir os direitos das crianças e adolescentes”, ressalta a conselheira tutelar do 3º Distrito, Floriza Santos.