Guarda Municipal utiliza a tecnologia a favor da segurança

Guarda Municipal
03/03/2015 14h52

Com o objetivo de prestar o melhor serviço para a população aracajuana, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), está investindo em tecnologia na proteção do patrimônio púbico municipal e na segurança do cidadão. Há pouco mais de três meses, a Central da GMA atua com o videomonitoramento de alguns pontos de atuação do órgão. O sistema possibilita o acompanhamento dos espaços públicos durante 24h, proporcionando agilidade e precisão no atendimento de ocorrências.

São 20 câmeras, que garantem uma visualização de 360 graus, distribuídas no Museu do Mangue - situado no bairro Coroa do Meio -, no Mercado do Conjunto Augusto Franco, nas torres de comunicação e na sede da Guarda Municipal. "As imagens são gravadas em tempo real e fazemos o monitoramento sempre atentos às possíveis situações que necessitam da intervenção de uma equipe da Guarda. Quando registramos atos de vandalismo, uso de entorpecente ou outras atitudes suspeitas, acionamos a ronda da região monitorada, repassando todas as informações detalhadamente", explica o guarda municipal (GM) Odmar Farias, coordenador da Central de Videomonitoramento da GMA.

A tecnologia facilita o trabalho das equipes de guardas municipais, que passam a contar com um reforço nas intervenções, porque, segundo o GM Odmar, a Central acompanha toda abordagem, além disso, consegue descrever com bastante precisão a situação-problema. "Antes do videomonitoramento, em algumas ocasiões, ficava difícil precisar o que ocorria em alguns postos monitorados, pois não tínhamos acesso a imagens do que estava ocorrendo", compara o GM.

Esse é apenas o primeiro passo na implantação do sistema, já que está prevista a ampliação dos postos a serem monitorados por câmeras. De acordo com o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, outros locais que deverão contar com o videomonitoramento são a Fundat do bairro Santos Dumont e a Praça da Juventude, localizada no Augusto Franco.

"Esse sistema de monitoramento é o futuro da Guarda Municipal. A previsão é de que a gente trabalhe com câmeras nas escolas, nos postos de saúde e nas praças públicas. O intuito é agilizar o atendimento das ocorrências, permitindo que o guarda que está na rua conheça a situação antecipadamente, facilitando a tomada de decisão e o modo de resolução da ocorrência", afirmou o diretor.