Jovens aprendem sobre prevenção da Sífilis e outras DST’s

Saúde
04/03/2015 17h43

“Sim, a gente deve conversar sobre o uso da camisinha com quem vai fazer sexo. O preservativo serve para proteger a nós mesmos e também à outra pessoa”, disse a estudante Bruna Rafaela inscrita no Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE.

Na manhã desta quarta-feira, 4, alunos Centro de Integração, com idade de  14 a 25 anos,  tiveram a oportunidade de aprender mais sobre prevenção, assistindo à palestra conduzida pela técnica do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais,  Marília Uchôa, que enfatizou que o sexo sem camisinha é um risco não só para adquirir doenças como HIV/Aids como a Sífilis, a DST que mais afeta a população de Sergipe e Aracaju.

Bruna Rafaela acompanhou todo o bate papo e disse que acredita que as mulheres jovens têm um papel essencial na prevenção. “Vejo que muitas amigas começam a ter relações sexuais e até usam camisinha, mas com o passar do tempo fazem sem. É um descuido, um risco, pois hoje vi que mesmo que seja um relacionamento sério é preciso, antes de tudo, no mínimo fazer exames preventivos para saber se existe alguma doença”, afirmou.

O jovem aprendiz Italo Torres também acompanhou a atividade.  “Todos nós ainda precisamos aprender muito sobre a prevenção das DSTs, é algo que devemos tomar bastante cuidado.  Na verdade, vemos e praticamos muitos descuidos e erros todos os dias. Situações como um casal que já unido e por já tomar remédios para não engravidar param de usar a camisinha, mesmo não sendo uma prática aconselhável  realmente virou hábito”, afirmou.

O instrutor do CIEE Alisson Oliveira Malvar elogiou a atenção da pela palestrante da Saúde de Aracaju. “Precisamos falar sobre saúde e sexualidade, pois nem sempre o jovem tem esse contato ou essa abertura de tirar dúvidas com a família ou com a escola. No CIEE, objetivo é a inserção no mercado do trabalho mais como alguns jovens vivem também situações de vulnerabilidade trabalhamos  a educação e a cidadania”, explicou.

A técnica Marília Uchôa enfatizou que para aqueles que já iniciaram a vida sexual os exames de rotina, incluindo testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, são um cuidado necessário. “Muitas dessas doenças são silenciosas e só vem a manifestar sintomas em fases mais avançadas. A Sífilis, que atinge grande parte da população do nosso Município, por exemplo, só anos depois do contágio surgem sintomas. A doença também é tratada de forma simples e prática em todas as Unidades de Saúde da Família, o tratamento é feito através de doses de Penicilina”, afirmou.

Marília Uchôa deixou o alerta de que é preciso diagnosticar e tratar cedo, pois já nas fases avançadas a doença pode causar danos. “Na fase terciária ou mais grave da doença que ocorre vários anos após o contágio podem ser afetados pele, coração, ossos e cérebro, podendo levar à morte. Podem aparecer lesões vascular no sistema nervoso central (neurossífilis), paralisia geral e doença articular destrutiva”, pontuou.

Prevenção nas ruas

Nas próximas semanas, a Saúde de Aracaju vai realizar uma ação do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante. Com oferta de teste rápidos para detecção de DSTs nas ruas. Confira abaixo as datas e os locais onde o CTA Itinerante estará disponível:

Datas                  Horário              Locais

10/03/2015        08h às 16h          CEASA

12/03/2015        08h às 16h          Mercado/Centro

19/03/2015        08h às 16h          Feira Livre/ Santos Dumont

24/03/2015        08h às 16h          Feira Livre/ Batistão

26/03/2015        08h às 16h          Mercado/Augusto Franco

31/03/2015        08h às 16h          Bairro Santa Maria

Saiba mais: http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=63881