Vigilância Sanitária alerta para a compra de pescados na Semana Santa

Saúde
04/03/2015 16h00

Nos dias que antecedem a tradição religiosa da Semana Santa, época em que a venda de pescado aumenta significativamente, a Vigilância Sanitária de Aracaju alerta que a compra de peixes e frutos do mar não deve ser aleatória, para que não ocorram riscos à saúde. O mais importante é que o comprador observe a aparência, as cores e as texturas dos pescados.

De acordo com o fiscal e técnico da Gerência de Alimentos e Serviços Veterinários da Saúde de Aracaju, Juliano Santos, o peixe deve ter pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas. "Eles devem estar mantidos sob refrigeração entre -5° e 0°C ou sob gelo em escama, suas guelras devem ser vermelhas, odor característico e os olhos brilhantes e salientes. Já os crustáceos devem ter cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça", afirmou.

O técnico ainda orientou que através dos olhos e escamas dá para identificar se o pescado é de boa qualidade. "O consumidor deve verificar a questão do olho do peixe. Se estiver escuro e um pouco profundo não é interessante, porque já está em um período de decomposição. As escamas também são fundamentais, não podem se soltar com facilidade e devem estar com a cor clara e bem fixas", disse.

Outro alerta diz respeito ao camarão, que além da boa refrigeração para não estragar rapidamente, necessita de cuidados. "É bom observar a textura dos camarões, analisando alguns fatores. A casca deve ser firme e fresca e a cabeça aderente ao corpo. Os camarões cozidos devem ser firmes e brilhantes, já os crus têm que estar com a casca acinzentada. O consumidor deve evite comprar camarões com manchas pretas, pois não estarão frescos", ressaltou ainda o técnico.

Fiscalização

A partir deste mês, a Vigilância Sanitária dará início às fiscalizações nos locais onde são comercializados estes produtos. O foco serão supermercados e também as peixarias da capital. Nos dias que antecedem o feriado da Semana Santa, as inspeções serão feitas no Mercado Central. Durante a ação, além de medir as temperaturas dos produtos, os técnicos da Vigilância Sanitária irão orientar os comerciantes sobre os cuidados com o pescado e entregarão panfletos com algumas dicas.