Atividades do projeto de complementação educacional serão iniciadas no dia 18

Educação
04/03/2015 15h40

Tendo sido aderido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Coordenadoria de Educação Física e Esporte Escolar (Coefesp) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o Programa AABB Comunidade, que atende atualmente a 300 alunos de seis escolas da rede municipal, será iniciado no ano letivo de 2015 no próximo dia 18 de março.

O programa consiste em uma proposta de complementação educacional baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.

A proposta metodológica do AABB Comunidade foi desenvolvida em julho de 1997, pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo como princípio a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade.     

Com fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o programa, que tem como objetivo fundamental a complementariedade escolar e a inserção social, atende a crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 18 anos de idade incompletos.

Atividades e escolas participantes

As atividades do programa acontecem de terça à sexta-feira, das 13h às 18h, no Clube da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), localizada na Avenida José Sarney, obedecendo escala de dias. Assim, três escolas participam às terças e quintas e outras três às quartas e sextas.

Aos alunos participantes são oferecidos desde fardamento, como camisas, shorts, tênis, sandálias, bonés e trajes de banho, até suprimentos diários como transporte e lanches, assim como material pedagógico.

Fazem parte do projeto as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Tenisson Ribeiro e Maria Carlota de Melo, localizadas no Bairro Mosqueiro (Zona de Expansão), José Conrado de Araújo, que fica no São Conrado, General Freitas Brandão, Bairro Suíssa, Alcebíades Vilas Boas, situada no Bairro Industrial, e Anísio Teixeira, na Atalaia.