Prefeitos vão à Curitiba vivenciar a realidade da prioridade do transporte público

Agência Aracaju de Notícias
04/03/2015 23h20

Depois da última reunião, no dia 26 de fevereiro, entre o prefeito João Alves Filho e os da Grande Aracaju, ficou acordado que no dia 4 de março, os gestores públicos e as respectivas equipes técnicas visitaram durante todo o dia o sistema viário BRT e o sistema de integração de 13 municípios do Paraná.  

As visitas ao sistema do transporte público de Curitiba englobaram todos os dados e esclareceram as possíveis dúvidas sobre a formação do Consórcio Público composto pelas prefeituras de Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), a média mensal de passageiros é de 7 milhões.

Com a aplicabilidade do novo modelo a ser adotado, tendo como prioridade o que é coletivo, a prefeitura de Aracaju tem avançado no diálogo da Licitação do Transporte Público desde 2013. Depois da adesão dos prefeitos da Grande Aracaju ao consórcio, o projeto ganha força para beneficiar a população.

O Projeto

De acordo com o renomado arquiteto Jaime Lerner, todo o projeto operacional está pronto e há uma ávida vontade em colocar em prática o mais rápido possível. Uma das representantes do escritório de Jaime Lerner, a arquiteta e urbanista Gianna De Rossi, avalia que “este é um projeto de grande importância para a cidade, um verdadeiro avanço tecnológico para a grande Aracaju, pois o ganho social é enorme. É um projeto de mobilidade urbana onde todo deslocamento será realizado com o pagamento de uma única passagem. O projeto que inicialmente previa quatro corredores, hoje está finalizado com 10. Mais um possível corredor pode entrar no projeto com a construção da Avenida JK".

A SMTT de Aracaju está concluindo os projetos executivos da parte de implantação de fibra ótica, Data Center, Centro de Operações, Semafórica Inteligente, Sistema de GPS e Bilhetagem Eletrônica.

Em Curitiba, a média diária de passageiros são de 2 milhões com a integração desses 13 municípios. 

Prefeitura de Aracaju

Para o prefeito João Alves Filho, esse projeto tem um alcance social enorme, já que a intenção é é diminuir os congestionamentos no trânsito em Aracaju. “A nossa prioridade é o transporte coletivo. Fazer com que todas as classes sociais façam uso do transporte público. Desta forma, eu avalio positivamente essa visita técnica e essa reunião. Um projeto dessa envergadura, eu mesmo sugeri que os prefeitos viessem ver pessoalmente. Foi uma viagem produtiva pelo nível de informação passado. Isso mudará a face da nossa querida Aracaju e isso levará uma satisfação muito grande aos conterrâneos da Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Então eu tive o prazer e a honra de acompanhar eles e perceber o entusiasmo e o empenho de todos para que esse projeto, que só beneficia o povo, saia do papel”, destacou João Alves.

Governo do Estado

Quando questionado sobre o andamento das tratativas com o governador Jackson Barreto sobre o consórcio, o prefeito foi enfático e fez questão de destacar que “Jackson Barreto é uma das figuras políticas que mais conhecem a periferia e os três municípios. Além disso, Jackson tem uma memória prodigiosa, sabe cada detalhe das ruas. E como o Governador, é um homem que ama Aracaju e ama também os conterrâneos dos municípios envolvidos. Com isso, somente a ele cabe a missão de enviar o projeto do consórcio à Assembleia Legislativa, para que seja discutido e aprovado e possamos avançar o mais rápido possível. Além disso, tenho a maior confiança nos deputados e deputadas para que eles sejam sensíveis a esse projeto”, asseverou o Prefeito.

São Cristóvão

Para a prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, que desde o início aderiu ao projeto, essa visita in loco mostra que a realidade de Curitiba é possível sim à população da Grande Aracaju. "Desde o início fui muito receptiva ao projeto, visto que o povo de São Cristóvão merece um transporte digno e de qualidade e essa é a minha meta sempre em prol do povo. Ver a concretização desse sonho ser realizado, visto que luto dia a dia para que o acesso ao transporte de São Cristóvão seja o melhor possível", informou a prefeita.

Nossa Senhora do Socorro

Um dos defensores desde que a licitação do transporte público acontecesse no âmbito da Grande Aracaju e ao lado do prefeito João Alves Filho defensor da permanência da integralização do transporte público, o prefeito Fábio Henrique, da cidade de Nossa Senhora do Socorro, já possui avenidas um pouco mais largas, e isso facilitará bastante o projeto de mobilidade urbana daquela região.

"Quando nós discutíamos a formação do consórcio, imaginávamos que o BRT fosse uma coisa muito complexa e que talvez não pudesse ser executado na Grande Aracaju. E quando chegamos aqui, o que pudemos perceber foi que será aplicado na nossa região, com ajustes de linhas, separação de canaletas das vias e terminais de integração com as devidas adequações. Além disso, tenho certeza de que o povo de Socorro ganhará muito com isso. Quando eu dizia que era uma guerra civil se a licitação acontecesse sem a participação das prefeituras da Grande Aracaju não estava exagerando de forma alguma. E, o prefeito João Alves filho, sensível à causa, dialogou e continua dialogando e apoiando com muito empenho este projeto", enfatizou Fábio Henrique.

Barra dos Coqueiros

Para o prefeito Airton Martins, o mais importante desse projeto “é a valorização por um transporte público de qualidade, aonde a população de qualquer nível social possa ter acesso, diminuindo assim os congestionamentos existentes. Além disso,  com o empenho de todos quem ganha com isso é a sociedade”.

Apoio do Legislativo

A deputada estadual Silvia Fontes também conheceu de perto o projeto. Para ela, que está em seu primeiro mandato como representante do povo, e  teve uma das maiores votações, colocou-se à disposição do prefeito João Alves Filho e de todos os outros três gestores municipais. “Estou me colocando à inteira disposição do povo e de todos para melhorar esse sistema de transporte. Essa integração, essa continuação, melhoramento. Estaremos lutando sim, levando as questões para a tribuna da Assembleia Legislativa e várias melhorias, inclusive de terminais e nós estaremos buscando junto aos pares, aos meus colegas deputados a aprovação desse projeto que irá beneficiar milhões de passageiros”, assegurou a deputada Silvia Fontes.

O vereador Elmo Paixão, representante da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro, avaliou como extremamente positiva a visita e a reunião. Defensor da melhoria do transporte público, o vereador ressalta que “a cidade de Nossa Senhora do Socorro é responsável por cerca de 30% das passagens de ônibus e a aplicação com as devidas adequações que vimos aqui em Curitiba, para a Grande Aracaju, poderá além de proporcionar mais conforto, fazer com que a população volte a valorizar o transporte público”, destacou o vereador.