Unidades de Saúde realizam quase 9 mil atendimentos noturnos

Saúde
05/03/2015 14h48

Em fevereiro, 8.808 pessoas foram atendidas por nove Unidades de Saúde da Família (USFs) que funcionam em horário estendido - das 17h às 20h. A coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reae) de Aracaju, Aline Araújo da Silva, destaca que dos quase 9 mil atendimentos 5.764 correspondem a atendimentos médicos e de enfermagem, 1.193 aferições de pressão arterial, 658 administrações de medicamentos, 437 aplicações de vacinas, 265 verificações de temperatura, 117 curativos, 115 procedimentos de nebulização e 259 pesagens.  

“O resultado obtido no mês do Carnaval  foi positivo tendo em vista que o período possui vários dias de feriados e pontos facultativos no setor público.  As unidades continuam sendo muito procuradas pela população porque não é necessário o agendamento prévio e também são uma alternativa prática para solucionar casos de menor complexidade como tratamento para viroses, curativos, dores de ouvido, febre ou avaliações clínicas”, revela Aline Araújo, reforçando que em breve a Saúde Municipal planeja abrir mais um serviço noturno e no momento as equipes estudam qual a melhor Unidade de Saúde para essa oferta.

Em 6 meses, as unidades  já promoveram juntas 49.730 atendimentos a usuários SUS na Capital.  Os serviços ajudam a reduzir as filas nas Unidades de Pronto Atendimento, uma vez que o cidadão pode recorrer aos médicos das unidades.   

Aline Araújo reforça que um ponto positivo é que a à noite, a população também tem acesso a farmácia e salas de vacina das unidades. “Nesse mês de março temos ampliação da oferta de uma vacina importante que atua contra papiloma vírus humano (HPV) , vírus causador de câncer de útero. A vacina contra HPV vinha sendo ofertada nas Unidades de Saúde da Família  apenas para meninas dos 11 aos 13 anos. Vacinação agora será a partir dos 9 anos e os pais também podem procurar as salas de vacina à noite para imunizar as filhas”, afirma.

As equipes da noite contam com médicos, enfermeiros, técnicos e vários outros profissionais da saúde. Os profissionais da Saúde são chamados para integrar as equipes de atendimento noturno de acordo com a procura pelos serviços em cada bairro. “Assim, para maior conforto dos usuários, estamos sempre monitorando a necessidade de cada região. Já reforçamos equipes de locais muito movimentados como é o caso da Unidade de Saúde do bairro Augusto Franco, que hoje possui dois médicos de plantão”, explica.   

Todos os medicamentos disponibilizados pelo SUS no município  podem ser retirados nas farmácias das unidades à noite. Mas, durante o horário estendido a  Unidade Dona Sinhazinha é a referência aberta para distribuição de medicação de receitas especiais como as de remédios de tarja preta e psicotrópicos, utilizados pelos pacientes psiquiátricos.

Veja as USFs que abrem até as 20h:

USF José Augusto Barreto (Avenida Euclides Figueiredo, S/N - bairro Japãozinho)

USF José Machado de Souza (Rua Major Aureliano, nº100 - bairro Santos Dummont)

USF Hugo Gurgel (Rua Renato Fonseca Oliveira, S/N - bairro Coroa do Meio)

USF Onésimo Pinto (Avenida Radialista José Silva Lima, S/N - bairro Jardim Centenário)

USF Celso Daniel (Travessa 5, S/N, Conjunto Padre Pedro - bairro Santa Maria)*atendimento até as 19h.

USF Augusto Franco (Rua H5, S/N - Conjunto Augusto Franco)

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara, S/N - bairro América)

USF Carlos Fernandes de Melo (Avenida Lamarão, S/N - bairro Lamarão)

USF Dona Sinhazinha (Avenida Hermes Fontes, S/N - bairro Grageru)