Palestra sobre violência abre programação do Dia da Mulher

Saúde
05/03/2015 17h44

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou programação em comemoração ao Dia da Mulher na tarde da quinta-feira, 5, quando equipes da Unidade de Saúde da Família Elizabeth Pita mobilizaram moradoras do bairro Santa Maria para participar de palestra sobre violência doméstica e violência contra a mulher. A palestra foi ministrada pela advogada Valdilene de Oliveira Martins representante da OAB no Conselho da Mulher e membro do Instituto Brasileiro de Direitos da Família.

As atividades promovidas pela secretaria através do Programa Saúde da Mulher e Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes devem seguir até o dia 28.

Moradoras do bairro relataram se sentir mais valorizadas com a atividade.  É o caso de Maria Aparecida Silva Santos que há 28 anos reside na comunidade. “Essa ação é importante porque já vi muitos casos aqui. Precisamos  trabalhar melhor isso para a comunidade ter paz. A violência é demais”, revelou.

Logo no início da palestra, a advogada Valdilene de Oliveira Martins falou que a prevenção e o combate à violência começa em casa. “A violência doméstica é o berço da violência social.  Por isso, é fundamental que as pessoas enxerguem os casamentos e relacionamentos como parcerias e não como relações de imposição e obrigação. É importante dividir as tarefas pois o papel da mulher se transformou, a mulher passou de rainha do lar para profissional inserida no mercado seja como uma diarista, uma vendedora, empresária ou diversos outros trabalhos”, explicou.

Valdilene de Oliveira reforçou que a cultura de agressões está presente no cotidiano de muitas famílias mas, felizmente já existem novas formas de se buscar ajuda por meio das leis especificas para resolver esses conflitos.

“Antes as pessoas e o poder público não interferiam nas brigas de casais. Hoje temos a Lei Maria da Penha como uma forma de proteção as mulheres. É uma norma importante porque sabemos que a mulher que sofre violência sente dificuldade de pedir ajuda,  mas ninguém sai de uma situação dessas sem pedir ajuda. A lei vem ajudando a dar visibilidade aos casos de violência e cessar agressões”, afirmou a advogada, acrescentando que a Maria da Penha objetiva não somente punir o agressor, mas dar assistência a vítima, ressocializar e a conceder mais educação a criança e ao adolescentes.    

A técnica do Nupeva, Lijane de Oliveira, reforça que ações como a palestra promovida no bairro Santa Maria tem sido promovidas de maneira constantemente pelas equipes da Saúde. “Temos feito muitas rodas de conversa para escutar a população, os profissionais da Saúde e saber quais as dificuldades  e dúvidas mais frequentes  relacionadas a violência. Isso vem trazendo muitos benefícios para a informação e conscientização das  pessoas”, explicou, acrescentando que a Saúde tem parceiros e voluntários de órgãos como conselhos da mulher , do idoso, criança, OAB, Ministério Público e Delegacia de Apoio aos Grupos Vulneráveis (DAGV) .

Confira abaixo a programação desenvolvida, até o final de março, para as aracajuanas:

Dia 06: Oficina sobre prevenção do câncer de útero e câncer de mama, que acontecerá no auditório do G Barbosa do Shopping Jardins às 9h, destinada às funcionárias do supermercado e do shopping.

Dia 07: Mutirão de saúde para as mulheres na USF Augusto César Leite, às 7h, para moradoras do bairro Santa Tereza.

Dia 08: Programa Pró-mulher (coleta de lâminas, exame das mamas, testes rápidos HIV, palestras), no Colégio Santa Rita de Cássia (perto da Igreja dos Capuchinos), para mulheres do bairro América.

Dia 12: Palestra sobre violência contra a mulher, às 14h, na USF Edézio Vieira, destinada às beneficiárias do Bolsa Família, atendidas na unidade.

Dia 20: VI Seminário Saúde da Mulher com o tema: "sexualidade e DST na mulher madura", às 14h, especialmente para as usuárias atendidas nas Unidades de Saúde da Família de Aracaju e demais interessados.

26: Palestra sobre violência contra a mulher, às 14h, na USF Hugo Gurgel, para beneficiárias do Bolsa Família da unidade.

Dia 28: "Ação Global Equipe 015", das 8h às 15h, para cidadãs da USF Joaldo Barbosa.