Prefeitura irá entregar novos ônibus e mais de 30 abrigos

Transporte e Trânsito
06/03/2015 08h00

A Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), continua avançando no desenvolvimento da mobilidade urbana da cidade. Uma das ações da atual gestão é a padronização dos abrigos de pontos de parada de ônibus, mais de 50 locais já foram beneficiados, proporcionando melhores condições de espera ao usuário do transporte público.

Até o dia 17 de março está confirmada a instalação de mais 32 novos abrigos, sendo dois duplos, em 30 pontos de paradas. Eles serão alocados nas avenidas Augusto Franco, no bairro Siqueira Campos, Pereira Lobo, Cirurgia e Getúlio Vargas; Benjamin Constant e Carlos Marques, no Soledade, Des. Maynard, no Siqueira Campos, Pereira Lobo, Cirurgia, Geniz Gois e Geny da Silva Dias, no Bugio; Gentil Tavares, no Getúlio Vargas; Heráclito Rollemberg, na Farolândia e no São Conrado; Iolanda Pinto, no Grageru; Juscelino Kubitschek, no Santo Antônio; Maranhão, no Santos Dumont; Rua Serafim Bomfim e São Francisco de Assis, no Santos Dumont; Santa Gleide, no José Conrado de Araújo; e Tancredo Neves, na Jabutiana, América e Novo Paraíso.

Também mais ônibus novos serão entregues com o intuito de consolidar o compromisso firmado em melhorar a mobilidade urbana da capital sergipana. A Prefeitura de Aracaju renovou 50% da frota de ônibus que circula na região, com a inserção de mais 255 ônibus no sistema integrado de transporte público. Os novos veículos serão inclusos nas linhas que estão sem funcionar e outras que funcionam de forma precária, restabelecendo com isso a normalidade do transporte do coletivo.

Compromisso

Em meados de fevereiro deste ano, a SMTT iniciou o processo de instalação dos novos abrigos por ocasião do período comemorativo ao Aniversário de Aracaju. No primeiro lote, foram instalados 135, com base no estudo de fluxo de passageiros e estado de conservação dos abrigos existentes. Um dos locais contemplados foi a avenida Beira-Mar, onde os abrigos sofrem constantemente a ação de vândalos e maresia.

Vários materiais foram analisados antes da escolha do modelo, sendo priorizada a proteção e conforto ao usuário. O material utilizado no novo abrigo protege a pessoa da chuva e do sol, dando conforto término pela cobertura de composto misto que possui, contribuindo também para que os abrigos durem mais. Além disso, é dever do cidadão em preservá-lo.