João Alves entrega CRAS Equipe Volante na Zona de Expansão de Aracaju

Assistência Social e Cidadania
16/03/2015 12h15

Com o intuito de atender à demanda da população da Zona de Expansão de Aracaju, que necessita dos serviços prestados pelo Centro de Referência Social (CRAS), o prefeito João Alves Filho entregou na manhã desta segunda-feira, 16, a primeira unidade móvel do Centro, que ficará por tempo limitado no bairro Mosqueiro. Numa carreta com mais de 13 metros de comprimento e cinco salas para atendimento e acolhimento, o CRAS Equipe Volante também acompanhará as famílias da região realizando a busca ativa, serviços de proteção e atendimento integral, Bolsa Família e demais projetos sociais realizados pela Prefeitura de Aracaju.

Toda a atuação da Equipe Volante será planejada e divulgada com antecedência para que a comunidade tenha acesso aos serviços oferecidos no CRAS. Além do acompanhamento das famílias, todos os povoados da Zona de Expansão poderão fazer o Cadastro Único e participar de cursos profissionalizantes através do PRONATEC, que também estarão disponíveis na unidade móvel.

Empolgado com todos os projetos que beneficiam especialmente a população mais carente, o prefeito João Alves Filho visitou toda a estrutura montada para atender a comunidade no CRAS Equipe Volante e falou da facilidade que a nova Unidade leva aos moradores dos bairros mais longínquos.

"Essa foi uma ideia maravilhosa e que foi inspirada no trabalho que já realizávamos quando estávamos no Governo do Estado e desenvolvendo projetos específicos para aqueles que moravam nos povoados e não tinham como se deslocar aos grandes centros para usufruir dos serviços que governo disponibilizava. Todos os benefícios que são oferecidos nos CRAS dos bairros de Aracaju também serão ofertados pelo CRAS Equipe Volante, já que lamentavelmente ainda não temos recursos suficientes para levar os Centros de Referências para todos os locais que precisam", explicou o prefeito, elogiando o empenho da secretária da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita.

"A Selma faz um trabalho brilhante a frente da SEMFAS auxiliando as pessoas que mais precisam dos serviços ofertados pela Prefeitura. Ao longo dos anos, a secretária trabalha ao lado da senadora Maria do Carmo Alves e a partir disso surgiram sistemas como esse do CRAS Equipe Volante. A população não mais precisará ir ao CRAS, a Equipe Volante vai até quem mais necessita", concluiu.

Em seu discurso, a secretária da SEMFAS elogiou a preocupação do prefeito de Aracaju com a comunidade e também o excelente trabalho realizado pelos servidores da Secretaria. "Todos que fazem a SEMFAS têm um papel especial no desenvolvimento dos projetos. Sem eles não obteríamos êxito. A chegada dessa nova Unidade tem um papel fundamental, pois com ela a Equipe Volante irá a todas as comunidades, inclusive o 17 de Março", revelou Selma Mesquita.

Muitos moradores também foram prestigiar a entrega do CRAS Equipe Volante. A estudante Claudeci Ferreira parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Aracaju e garantiu que a nova unidade trará muitos benefícios. "O CRAS é de grande utilidade porque estamos longe dos bairros que já possuem os Centros. Agora poderemos contar com esse apoio da Prefeitura de forma mais eficiente", elogiou.