Aracaju 160 anos: idosos comemoram aniversário da cidade em tarde de lazer

Assistência Social e Cidadania
17/03/2015 21h05

Promover o envelhecimento ativo, participativo e integrado à sociedade com foco na qualidade de vida também é o objetivo da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) que, por meio do trabalho desenvolvido nos grupos de convivência atrelados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), coloca em prática ações voltadas para o bem-estar do idoso. Pensando nisso, a Semfas convidou cerca de 400 idosos para celebrarem o aniversário da capital sergipana, na tarde desta terça, 17, em evento promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, no Parque da Sementeira.

De acordo com a Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, os idosos fazem parte da história de Aracaju, por isso o convite foi extensivo a todos que participam dos grupos desenvolvidos nos quinze CRAS da capital. “Eles também são protagonistas de nossa história. Então, resolvemos convidá-los para comemorarem conosco os 160 anos de nossa Aracaju, em uma tarde de atividades e entretenimento. Disponibilizamos transporte para eles a fim de que todos pudessem compartilhar esse momento de festa”, afirmou.

Durante o evento, a diretora de assistência social da Semfas, Ângela Acácia, exaltou a participação dos idosos no evento. “Eles transbordam vida. Basta olhar para o lado e vê-los felizes e participando intensamente das atividades. Além disso, promovemos a integração e a socialização de grupos de bairros diferentes”, destaca.

Atividades

Atividades com professores de educação física, apresentações de dança, música e teatro. Apesar da extensa programação de comemoração pelo aniversário de Aracaju, os idosos ainda estavam dispostos e solicitando mais atividades. “Estou amando isso aqui. Esse negócio de ficar em casa só traz doença. O bom é passear. Não paro de dançar. Esse é meu segredo de saúde”, contou Lindalva Maria dos Santos, 67 anos, que, após dançar, já aguardava a programação da Academia da Cidade, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, no local.

Na pauta de apresentações, o grupo ‘Fraternidade Josefina da Melhor Idade’, do Orlando Dantas, foi destaque: as idosas apresentaram a dança folclórica Guerreiro. “Dançamos há 10 anos. Minha vida era muito sofrida, mas depois que entrei no grupo tudo mudou. É uma maravilha estar aqui e se apresentar no aniversário de Aracaju, essa cidade que a gente ama tanto”, diz Marluce Rocha, 65 anos.

Já o idoso Lauro Correia Lima faz parte do grupo de idosos do bairro São Conrado e foi acompanhado da esposa, Marizete Santana Lima, para prestigiar o aniversário da cidade. “Sou de Nossa Senhora das Dores. Moro em Aracaju há 40 anos.  Eu adoro viver aqui. É bom de morar. Quem vem não volta mais”, conclui Lauro.