Aracaju 160 anos: Medalha do Mérito Inácio Barbosa homenageia personalidades

Agência Aracaju de Notícias
18/03/2015 21h36

Ainda em comemoração pelo aniversário de 160 anos da cidade de Aracaju, foi realizada na tarde desta quarta-feira, 18, pelo vice-prefeito José Carlos Machado, que representou o Prefeito João Alves Filho, a entrega da ‘Medalha do Mérito Cultural Ignácio Barbosa'. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão. A Medalha é um reconhecimento de profissionais de destaque no âmbito Cultural. Todos os escolhidos são sergipanos do mundo da Música, Artes Plásticas, Dramaturgia e Literatura.
A comenda, criada em 1972, é concedida anualmente por Ato Executivo Municipal, por conta da comemoração da fundação da cidade de Aracaju, para pessoas que tenham prestado relevantes serviços culturais à terra e ao povo da cidade.

Ainda lembrando das comemorações pelo aniversário da capital, o vice-prefeito José Carlos Machado diz que a cultura é uma coisa extremamente séria. "Todo o país tem que tratar com seriedade a sua cultura, inclusive todo estado e todo município. É importante homenagear entidades, pessoas que de alguma forma contribuíram para o engrandecimento da cultura sergipana e, de forma especial, da cultura de Aracaju. Eu recebi a missão de representar o prefeito e faço com muita alegria, pois sei que as pessoas homenageadas, de alguma forma, ajudaram a elevar culturalmente o município de Aracaju", declara.

Para a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, esta é a medalha mais importante culturalmente. "Foram homenageadas pessoas em memória, pessoas ainda em atividade e três instituições. Todas os homenageados foram escolhidos de forma criteriosa e que tiveram grande importância na cultura da nossa cidade e mostram compromisso com a cultura e com o seu desenvolvimento", afirma.

Segundo a secretária Municipal de Governo, Marlene Calumby, a comenda é de extrema importância para a história, para a arte e cultura de Aracaju. "Vejo que os nomes homenageados são os melhores possíveis, sejam pessoas em atividade ou aquelas que já se foram e deixaram um legado extraordinário para a cultura sergipana", lembra.

Uma das entidades homenageadas foi academia Sergipana de Letras, que foi representada pelo seu presidente, José Anderson Nascimento. "Para a academia é muito importante receber esta medalha, que tem um grau cultural de grande representatividade. Hoje a Prefeitura mostra o reconhecimento do trabalho realizado pela academia há mais de 80 anos, no desenvolvimento da literatura e da vida cultural do nosso estado de forma perene. A medalha foi muito bem aceita e muito bem recebida e agradecemos a toda equipe da administração municipal", ressalta.

Homenageados


José Firmino Cabral
Maria Lígia Madureira Pina
Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe
Academia Sergipana de Letras
Grupo Mamulengo de Cheiroso
Clemilda Ferreira da Silva (cantora)
Pedro Rogério Cardoso Barbosa (cantor)
José Santo Souza (poeta)
Tânia Maria Cabral Araújo (educadora)
Lílian Gomes Rocha (Escritora)
Regina Matos Spinelli (Bailarina/coreógrafa)