Centro Cultural de Aracaju recebe alunos para Recital de Poesia

Cultura
20/03/2015 14h35

Na tarde desta quinta-feira, 19, a Biblioteca Mário Cabral recebeu a visita de três escolas municipais de Aracaju, a Presidente Vargas, Anísio de Azevedo e Freitas Brandão para participar do "Recital de Poesia". Os alunos declamaram poesias do autor sergipano Mário Cabral e foram avaliados por um jure composto pelas bibliotecárias, Maria Dulce e Maria José e a professora, Maruze Reis.

Os jurados avaliaram critérios pré-definidos como criatividade, entonação e expressão, e escolheram os três melhores alunos. Para a professora Maruze Reis, a premiação foi algo mais simbólico, pois o real ganho do evento é o conhecimento adquirido pelos alunos. "O que queríamos destacar com este evento é o estímulo à leitura de poesia e o conhecimento da obra de Mário Cabral, independente de ganhadores", explica.

Segundo a diretora da biblioteca, Verônica Cardoso, o motivo que levou a escolher do tema foi homenagear a Capital sergipana. "Mário Cabral foi o escritor que mais divulgou Aracaju para o mundo. Por isso, para o aniversário da cidade, foi pensado um projeto que fosse possível mostrar aos alunos que ainda não conhece o autor sua obra", afirma.

"Trazer nossos alunos para participar de um recital de poesia é estimular de forma lúdica a leitura dentro da sala de aula. A Biblioteca está de parabéns e tenho certeza que depois de hoje a visão desses meninos mudou. O aluno de nossa escola ficou em 3º lugar e nos deu muito orgulho, a Anísio de Azevedo sempre estará de portas abertas para convites", afirma a diretora da escola, Edinalva Silva.

Para a aluna da Escola Municipal Freitas Brandão, Adriele Ingrid, ficou em 1º lugar, a experiência de participar do recital foi muito proveitosa. "Espero que existam mais oportunidades como essa, porque a ocasiões assim incentiva os alunos a ter gosto pela leitura. Meu primeiro contato com as poesias de Mário Cabral foi hoje e fiquei impressionada como ele foi um ícone para a cultura sergipana", diz.

Outras escolas interessadas em agendar visita, podem ligar para o Centro Cultural de Aracaju através do telefone (79) 3214-5387. O Centro fica localizado na Praça General Valadão, S/N.