Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju completa seis anos de fundação

Educação
20/03/2015 16h37

A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), completa seis anos de criação, no próximo domingo, 22. Trata-se de um projeto piloto do Governo Federal e em Sergipe foi financiado através do Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju e com a consultoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Desde a sua inauguração em 2009, a casa já recebeu 101.142 visitantes.  No quantitativo, o maior número de atendimento são escolas. Quando é um número elevado de pessoas os agendamentos são feitos em até 100 pessoas por turno. Grupos com até 10 pessoas não é necessário o prévio agendamento.

Com uma área de 558 m², a CCTECA está dividida em três setores básicos: o planetário, o setor administrativo e o setor principal, contendo um grande salão intitulado Experimentoteca, onde é possível encontrar diversos experimentos didáticos e interativos especialmente elaborados para o ensino de física, matemática, química, informática, astronomia e ciências em geral.

A casa abriga em suas instalações um Planetário de pequeno porte com uma cúpula de 6m de diâmetro toda climatizada, contendo em seu interior 31 assentos confortáveis e sistema de som digital. No centro da sala encontra-se um projetor digital de última geração capaz de projetar e simular em 3D imagens realísticas de planetas, estrelas, galáxias, nebulosas, exposição de vídeos e imagens que faz com que o visitante tenha uma grande viagem através do Universo.

Na área interna da cúpula do Planetário é possível obter informações atualizadas sobre as últimas descobertas da área da astronomia através de uma exposição permanente de banners intitulada ‘Galeria do Universo', que contém imagens surpreendentes sobre o espaço.

A área interna do prédio principal da CCTECA abriga um complexo contendo 81 experimentos, todos interativos, distribuídos em várias áreas: física, mecânica, óptica, acústica, eletroquímica, magnetismo, hidrostática e hidrodinâmica, matemática (oito experimentos com ênfase em jogos e quebra-cabeças), sala de informática com 10 computadores ligados à rede Internet e Astronomia (pequeno simulador do Sistema Solar).

A CCTECA funciona de terça a sexta-feira com atendimento para o público externo no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos o horário de funcionamento é das 14h às 17h. Segundas e feriados não há funcionamento, no caso da segunda-feira apenas internamente para agendamento.