Prefeitura realiza audiência pública sobre o projeto da Avenida Juscelino Kubistchek

Agência Aracaju de Notícias
20/03/2015 23h40

Cumprindo mais uma das etapas do projeto de engenharia da Avenida Juscelino Kubistchek (antiga perimetral Oeste), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), realizou uma audiência pública para apresentar os estudos de impacto ambiental e para ouvir sugestões da população. O ato ocorreu na noite desta sexta-feira, 20, no auditório da Escola Presidente Vargas, no Bairro Siqueira Campos, e contou com dezenas de pessoas, além das entidades e órgãos municipais.

Com 28 km de extensão, a obra contribuirá para ampliação da estrutura viária de Aracaju com a mobilidade urbana e de alguns pontas da região metropolitana com a interligação de bairros localizados no extremo Norte do município até o extremo Sul da capital passando pela proximidades do Terminal Rodoviário José Rolemberg Leite e do Hospital João Alves. Além do mais será dotada de faixas exclusivas de ônibus, faixas de tráfego de veículos comerciais e automóveis, ciclovias e passeio.  

"Realizamos hoje uma consulta pública, para instruir os estudos de impacto ambiental que será apresentado aos órgãos competentes e que vão licenciar a obra. Essa obra é de extrema importância, pois vai atender mais de 22 bairros. Nós teremos mais ônibus circulando nessa área via, significando que iremos desafogar vias existentes e trazendo transporte público de mais qualidade, rápido. Essa reunião demonstrou a transparência e a vontade da administração municipal atual de Aracaju de efetivamente ouvir a população para a concessão das obras que mudaram a cara da cidade" explica o secretário da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Igor Albuquerque.

Para o secretário Eduardo Matos, da secretaria do Meio Ambiente, os órgãos vêm cumprindo com a preocupação em seguir os requisitos ambientais. "Uma avenida de grande porte necessita dos estudos de impactos ambientais. As secretarias municipais vêm seguindo as normas ambientais, e junto a isso está sendo feito um estudo de toda a área da obra e fazendo a consulta pública como manda as regras para o Conselho Nacional do Meio Ambiente. Isso mostra para toda a comunidade o que é a obra, seus impactos, as compensações, a necessidade, importância e a vitalidade dessa obra para a cidade de Aracaju. Foi demonstrado todos aspectos, pontos e variáveis da construção da via e mostrando o compromisso com a proteção ambiental e com o parâmetro de respeito ao meio ambiente", argumenta.

A inserção do 11º corredor de transporte um ganho para a mobilidade urbana é o que ressalta o secretário de infraestrutura, Luiz Durval. "É uma via importante que se integra ao 11º corredor de transporte com uma importantíssima ligação no sentido leste-oeste, que influencia não só na mobilidade urbana de trânsito, que hoje é visto como secundário, mas influencia fortemente no transporte público, pois é o principal objetivo, porque hoje se tem o conceito que estado rico e desenvolvido não é aquele que toda população tem carro, mas aquele que as populações de alta renda andam de transporte público", diz.

População aprova projeto

Os recursos utilizados para a construção da avenida serão parte do financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  parte do PROINVESTE e parte de recursos próprios. A consulta foi realizada para enriquecimento de todo o estudo que já vem sendo feito acerca do Impacto Ambiental, item essencial para protocolo da licença ambiental da Administração Ambiental do Meio Ambiente (ADEMA).

A dona de casa Glindia Silva comemora a nova obra na cidade "Está sendo uma ótima notícia, principalmente que vai facilitar a locomoção da gente e fico muito feliz que a prefeitura está preocupada em melhorar a vida do aracajuano", fala.

Já o participante do Fórum da Defesa da Grande Aracaju, José Firmo, a obra é bastante expressiva que vai ajudar bastante na melhoria da mobilidade urbana. " A circulação dentro da cidade e na região metropolitana, pois também já que atinge Socorro e São Cristóvão, vai melhorar muito.  A prefeitura em pensar em melhorias é muito importante, pois Aracaju cresce muito rapidamente, assim como sua população e com isso as necessidades crescem de forma proporcional e esses serviços de infraestrutura que a PMA oferta, traz e disponibiliza para população ele é muito importante para atender a essa demanda que cresce a cada dia e as pessoas necessitam desses serviços públicos", conclui.