Alunos da EMEI Aurea Zamor fazem o plantio de mudas

Educação
23/03/2015 14h28

Visando criar um contato com a natureza, os alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Aurea Zamor estão desenvolvendo atividades de plantio de mudas na unidade de ensino. Essas ações, que ocorreram recentemente no último sábado 21, fazem parte do Projeto Outono é Tempo de Plantar.  

A professora Sandra Maria Xavier Beiju afirmou que o projeto tem por finalidade básica resgatar uma prática cultural antiga aqui do Nordeste, ou seja, plantar no Dia de São José, 19 da março, pedindo chuva para que a colheita seja boa em junho, quando se comemora a festa de São João.

Por isso mesmo, no sábado foram plantadas mudas em canteiros na frente da escola. “Contando com doações do horto do Parque da Sementeira, os estudantes fizeram o plantio de cinco mudas, mas o total será de 12, isto porque serão 12 turmas que farão o plantio”, enfatiza Sandra Xavier.

Ela disse que as mudas plantadas foram de Pau Brasil, mangueira, pitanga, jasmim, manga e ipê. A professora ressalta ainda que estas atividades contam com o apoio também da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que orientara os alunos no plantio e a preparar a terra.

Sandra Xavier afirmou que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também colaborou com o projeto durante a realização da Caminhada Ambiental, que ocorreu no conjunto Orlando Dantas, onde a escola está localizada.

Aluna do 2º ano, Maria Eduarda Garcia, de sete anos de idade, disse que estava emocionada e alegre em fazer o plantio de mudas. “Essas árvores que vamos cuidar regando água todos os dias, quando crescerem vão dar frutos e ainda farão sombra. Vai se legal sentar embaixo das árvores que a gente plantou”, afirmou.

“Além de acompanhar o desenvolvimento das mudas criando esse contato com a natureza e resgatando essa prática cultural no nordestino, paralelo a essas atividades, o projeto se propõe a orientar os alunos como consumir alimentos saudáveis”, concluiu Sandra Xavier.