Mais de 4.000 exames já foram realizados no Pró-Mulher

Assistência Social e Cidadania
25/03/2015 11h30

No próximo sábado, 28, as moradoras do Lamarão e adjacências receberão a sétima edição do Pró-Mulher...Pró-Família, que acontece na Escola Municipal Sérgio Francisco da Silva,  localizada no bairro Lamarão, a partir das 6h. Nas seis edições promovidas nos bairros América, Soledade, Santa Maria, Porto D'antas, Bugio e Santos Dumont, mais de 4.400 exames já foram realizados. Para fazer os exames, é necessário que as mulheres levem a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e CPF.

Relançado há um ano pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o programa tem como intuito a prevenção e o tratamento do câncer de colo do útero. Na ocasião, são oferecidos às mulheres aracajuanas exames citopatológicos (Papanicolau), testes rápidos de H.I.V., glicemia, aferição de pressão, transvaginal e oftalmologia.

De acordo com a Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, o programa tem levado a mensagem de prevenção às famílias que residem na capital sergipana. "O Pró-Mulher foi idealizado pela senadora Maria do Carmo e já salvou a vida de muitas mulheres em todo o estado de Sergipe. Como hoje somos Prefeitura de Aracaju, só podemos atender na capital. Para nós, o mais importante é que essas mulheres façam os exames preventivos, porque há uma grande chance de cura quando esse tipo de câncer é diagnosticado precocemente", destaca a secretária, lembrando que as mulheres são encaminhadas para a Unidade de Saúde de Referência para tratamento.

Tratamento

Com estrutura que dispõe de laboratórios, salas de exames, cadastro e atendimento, o Pró-Mulher traz às mulheres a possibilidade de receberem os resultados dos exames no mesmo dia. Caso células anormais sejam detectadas nos exames citológicos, médicas realizam, na Unidade de Saúde mais próxima, o CAF (Cirurgia de Alta Freqüência), procedimento cirúrgico considerado o melhor tratamento para lesões pré-malignas do colo uterino, no qual uma área doente é retirada com mínimo de dano ao órgão. Após o CAF, as mulheres são acompanhadas na Unidade de Saúde Sinhazinha.

O HPV é o responsável por causar a lesão no colo do útero. Esta lesão passa por três etapas antes de se transformar em câncer: neoplasia intra-epitelial cervical (nic) graus 1,2 e 3. O tratamento nestas etapas cura a doença e impede a progressão do câncer, além de não interferir na capacidade de ter filhos. Desde a primeira edição do Pró-Mulher em Aracaju, cerca de 50 mulheres - com idade de 19 a 66 anos - já foram diagnosticadas em alguma etapa da lesão que pode se transformar em câncer de colo uterino. 

Clarice dos Santos, 56 anos, moradora do Santa Maria, recebeu a notícia de que estava com uma lesão no colo do útero na terceira edição do Pró-Mulher, ocorrida em seu bairro, em novembro do ano passado. De acordo com Clarisse, o programa é uma bênção na vida das mulheres que participam dele. "Esse programa é espetacular. Foi uma bênção em minha vida com certeza. Hoje, eu estou ótima, mas ainda tendo o acompanhamento na Unidade de Saúde. Eu espero que as pessoas olhem para esse programa com estímulo porque ele é muito importante para a vida das mulheres", revela a vendedora ambulante.

Já a diarista Vera Lúcia Lima Santos, 37 anos, estava há 20 anos sem fazer o Papanicolau e aproveitou o Pró-Mulher para cuidar da saúde. "Tenho cinco filhos e sempre priorizava a saúde deles. Quando aparecia uma oportunidade ou nas idas ao posto de saúde pensava neles. Resolvi ir para o Pró-Mulher fazer o exame de lâmina, onde a médica fez o diagnóstico. Fui muito bem atendida e estão me acompanhando. Só tenho a agradecer a Deus por tudo", comenta Vera.

No Pró-Mulher, os atendimentos ocorrem a partir das seis da manhã, observando a ordem de senhas que são distribuídas no local. A dinâmica do programa prevê ainda, além da realização de exames, palestras sobre a saúde da mulher, formas de prevenção de doenças e cuidados com o corpo. Idealizado pela senadora Maria do Carmo, o Pró-Mulher já salvou a vida de milhares de mulheres em todo o estado de Sergipe, diagnosticando precocemente o câncer de colo e oferecendo o tratamento necessário.