Funcaju celebra o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo

Cultura
24/03/2015 14h05

Duas celebrações importantes para a arte e a cultura acontecem na próxima sexta-feira, 27 de março: o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo.  Para marcar a data, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) vai realizar uma programação especial com cortejo, música e apresentações teatrais no Centro Cultural de Aracaju.

A celebração começa a partir das 15 horas com um cortejo de atores e personagens com pernas-de-pau, que irão percorrer o calçadão da João Pessoa até o Centro Cultural. Em seguida é a vez do espetáculo "Farratataia Sergipana" do Grupo Teatral Oiteiros, que acontece às 16 horas na Praça General Valadão. Já às 17 horas o público poderá assistir ao espetáculo "Dando Nó em Pingo D'água", encenado pela Companhia Eitcha de Teatro. Este acontece no Teatro João Costa, dentro do Centro Cultural.

A origem do teatro é incerta, mas existem registros da arte de encenar desde o Egito Antigo, há cerca de 2500 a.C. "O teatro é considerado a arte mais integrativa que existe. Ele reúne elementos da literatura, com os textos; das artes visuais, com cenários; da música, com trilha sonora e sonoplastia; sem falar da expressão corporal e da interpretação. É uma das formas mais antigas de expressão", explica a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

A programação, que está sob a coordenação da Tampa Produções Artísticas, faz parte das comemorações referentes aos 160 anos de Aracaju, celebrados este mês e. "Estamos felizes de a Funcaju poder integrar à comemoração do aniversário de Aracaju o Dia do Teatro e do Circo trazendo apresentações de teatro sergipano", acrescenta a presidente.  

"Este evento é muito importante, pois marca a data e movimenta a cena cultural do teatro. Além disso, nós gostamos de receber parabéns pelo nosso dia e não há maneira melhor de comemorar do que estar nas ruas, praças e teatros fazendo o que gostamos. Estamos muito felizes com o convite", afirma o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do estado de Sergipe, Ivo Adnil.

 

A data

O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. Já o Dia Nacional do Circo, faz referência à data de nascimento do palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.

 

Sobre os espetáculos

Com textos e direção de André Santana, "Dando Nó em Pingo D'Água!" traz o universo nordestino dos causos e artimanhas de personagens já consagrados na história do teatro popular. É o caso de "Benedito", um homem de raízes pobres e que conta com seu espírito malandro para lutar contra as adversidades da vida.

Já o espetáculo "Farratataia Sergipana" é uma adaptação do livro "Brefáias e Burundangas do Folclore Sergipano", de Carvalho Déda, com direção de Ivo Adnil. A história se passa em local movimentado onde os vendedores de burundangas entram em conflito com um vendedor de CD's  que chega fazendo o maior barulho.

 

Veja a programação

15 horas - Cortejo performático no calçadão da João Pessoa em direção ao Centro Cultural de Aracaju

16 horas - Espetáculo "Farratataia Sergipana" com o Grupo Teatral Oiteiros, na Praça General Valadão, em frente do Centro Cultural de Aracaju.

17 horas - Espetáculo "Dando Nó em Pingo D'água" com a Companhia Eitcha de Teatro, no Teatro João Costa