Prefeito recebe visita do Cônsul Britânico no Brasil

Agência Aracaju de Notícias
24/03/2015 15h34

Dando continuidade aos projetos que se desenvolvem em parceria com a Inglaterra, o prefeito João Alves Filho recebeu na manhã de hoje, 24, em seu gabinete, a visita oficial do cônsul do Reino Unido, Sr. Gareth Moore, do Consulado-Geral Britânico em Recife. Além de estreitar ainda mais as relações com a Prefeitura de Aracaju, o representante Britânico anunciou a expansão da Missão com a troca de experiências em relação às PPPs.

Durante conversa amigável, o prefeito de Aracaju falou sobre sua admiração pelo povo britânico, principalmente no que se refere a liderança que o país tem nas áreas de tecnologia e conhecimento. João Alves relatou ainda que, durante a vista que vez em 2014 para conhecer os projetos desenvolvidos através de PPPs, pôde constatar o avanço tecnológico da Inglaterra.

"Essa foi uma visita muito honrosa e que trouxe para a nossa apreciação uma equipe técnica de excelente nível. Entendo que as PPPs foram uma inovação criada pela Inglaterra que mudou a economia do país. Atualmente o governo não constrói mais rodovias, hospitais e outros projetos de infraestrutura. Os Britânicos fazem tudo através das Parcerias Público- Privada, onde o capital de empresas privadas são atraídos para obras públicas. Voltei da visita à Inglaterra altamente impressionado e, por causa disso, já temos uma estrutura avançada para realizar os primeiros lançamentos de ações que tragam benefícios aos aracajuanos", declarou o prefeito destacando que mesmo após 40 anos de vida pública, é a primeira vez que um consulado manda uma equipe para trocar experiências vitoriosas sem custo.

"O governo Britânico compartilha conhecimento sem pedir nada em troca, enviando seus técnicos para nos ajudar a implantar as PPPs. O cônsul é um entusiasta e aprendeu a querer bem ao povo brasileiro", concluiu.

De acordo com o cônsul Inglês, Aracaju foi escolhida para ser a primeira cidade a receber a Missão, pois percebeu na capital sergipana um grande potencial e interesse dos administradores em alavancar o projeto. Além disso, o representante Britânico anunciou a possibilidade de expandir a parceria com Aracaju por mais um ano.

"Estamos começando um novo plano para o nosso ano fiscal que começa em abril. Desde 2014, Aracaju foi nossa grande parceira com o projeto, por isso estou bastante satisfeito em conhecer o prefeito João Alves, que é um homem com muita experiência e com ideias visionárias, que tem concepções muito boas para a cidade, estando aberto a trabalhar conosco. Com isso, esse ano focaremos mais nas áreas de educação, saúde, presídios e saneamento, trazendo especialistas do Reino Unido para compartilhar nossas experiências. Possivelmente haverá a necessidade do prefeito viajar a Inglaterra, a nosso convite, para conhecer outras obras realizadas através das PPPs", esclareceu.