Cursos profissionalizantes e de curta duração alcançam toda a capital

Formação para o Trabalho
25/03/2015 13h20

A disputa por espaço no mercado de trabalho exige dos candidatos uma busca contínua por novas aptidões. Cidadãos capacitados resultam em mão-de-obra qualificada, alavancando a empregabilidade e promovendo a geração de renda. Nesse cenário, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) - órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) - vem expandindo, cada vez mais, o acesso ao conhecimento.

A partir dos 16 anos, já é possível iniciar, gratuitamente, a formação profissional. Para abrigar os cursos que oferece, a Fundat conta com Unidades de Qualificação e Produção (UQPs) espalhadas pela cidade. Atualmente, seis estão em funcionamento nos seguintes bairros: Jardim Esperança, Jardim Centenário, Porto D'anta, Coroa do Meio (duas unidades) e Santos Dumont. Há, ainda, uma sétima UQP, que se encontra em reforma no Bairro Santo Maria.

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também são utilizados para o acolhimento das turmas. Associações de bairro e instituições beneficentes completam o grupo, atuando como parceiras da Fundat. Diante dessa variedade de locais, são fornecidos tanto os cursos de curta duração - que englobam áreas como vendas, informática, culinária e artesanato - quanto os cursos profissionalizantes, ministrados pelas entidades do "Sistema S".

Desde 2013, foram ofertadas mais de 8.800 vagas em cursos livres e programas de gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Fora isso, a Fundat já pactuou, junto ao Governo Federal, outras 14.604 vagas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Isso corresponde a cerca de 23.400 vagas disponibilizadas em pouco mais de dois anos.

Estrutura ampliada

Em outubro do ano passado, a Zona Norte da capital foi contemplada com o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate). Diferente das demais unidades da Fundat, os cursos e palestras ofertados no Cate são focados no empreendedorismo, a fim de auxiliar pessoas interessadas em gerir seu próprio negócio. O espaço também concede orientações sobre acesso a microcréditos e informações sobre a abertura de pequenas empresas.

Neste mês de março, duas inaugurações realizadas pela administração municipal evidenciam a atenção dada à capacitação dos aracajuanos. Primeiramente, no dia 13, com o Centro da Juventude, localizado no Conjunto Augusto Franco. Depois, no dia 18, foi aberto o Centro de Qualificação e Unidade Produtiva (CQUP) do Bairro 17 Março, que dispõe de salas de aula, de informática, e galpões destinados à carpintaria, marcenaria e confecção industrial.

Confira os endereços das unidades da Fundat e informe-se sobre o cronograma das turmas:

UQP Jardim Esperança: Rua Júpiter, S/N, Conjunto Jardim Esperança. TEL.: 3179-7360.

UQP Jardim Centenário: Rua Bela Vista, n° 37, Bairro Jardim Centenário. TEL.: 3179-5930.

UQP Porto D'anta: Rua Gerson Farias, n° 345, Bairro Porto D'anta. TEL.: 3179-2430.

UQP Coroa do Meio I: Rua José Carvalho Cunha, n° 2191, Bairro Coroa do Meio. TEL.: 3179-3320.

UQP Coroa do Meio II: Avenida Desembargador Antônio Gois, S/N, Bairro Coroa do Meio. TEL.: 3255-4868.

UQP Santos Dumont: Rua Sargento Brasiliano, n° 845, Bairro Santos Dumont. TEL.: 3179-2810.

Cate (Santos Dumont): Rua Serafim Bonfim, n° 268, Bairro Santos Dumont. TEL.: 3245-9327.

Centro da Juventude: Avenida Heráclito Rollemberg, Conjunto Augusto Franco.

CQUP 17 de Março: Avenida I, S/N, Bairro 17 de Março. TEL.: 8867-9608.