Investimento no 17 de Março marca um novo tempo na vida dos moradores

Infraestrutura
25/03/2015 14h13

Projetado para ser um bairro modelo e uma das áreas com infraestrutura suficiente para receber contingentes humanos e amenizar o déficit habitacional, o bairro 17 de Março, localizado na zona Sul da capital, foi deixado pelas gestões anteriores com graves problemas urbanísticos. A lista de negligência administrativa vai desde obras encontradas paralisadas ou incompletas, até parcerias, convênios e contratos rescindidos.  

Para mudar a realidade dos moradores do 17 de Março, a atual gestão da Prefeitura de Aracaju investe atualmente mais de R$ 23 milhões, conveniados entre a PMA e o Governo Federal, em obras que significarão mais cidadania, dignidade e melhores índices de desenvolvimento humano para uma população que antes sofria pela ausência do poder público.  

Estão sendo executadas quatro grandes obras que incluem a infraestrutura do Bloco II do bairro, construção da Creche-Escola Pró-Infância e da Praça dos Esportes e da Cultura e a interligação da avenida A com a  Alexandre Alcino, nas imediações do bairro Santa Maria. Com este montante de investimentos, o Governo Municipal pretende marcar um novo tempo na vida de quem mora no bairro e deixar um legado de trabalho e cidadania para os aracajuanos.

Sentado à porta, o aposentado Valdemar Silva presencia a materialização de uma obra de impacto social que significa uma oportunidade de melhores dias aos pequenos aracajuanos ainda nos primeiros anos de vida. A Creche-Escola Pró-Infância já passa dos 60% da obra construída e em breve abrigará um moderno prédio adequado à realização de práticas educacionais que estimule a capacidade cognitiva dos alunos e facilite a relação ensino-aprendizagem na primeira idade escolar.

"É uma obra que beneficia bastante quem mora aqui no 17 de Março. A maioria das pessoas trabalham em outros bairros e não têm com quem deixar os filhos. Com a creche as pessoas terão ter uma oportunidade de ver os filhos terem uma boa educação e orientação para o futuro. Isto não tem preço", afirma emocionado.

O prédio ocupará uma área construída de mais de 1,5 mil metros quadrados que inclui duas salas para pré-escola, 6 salas para creche, espaço de leitura multiuso, sala de informática, anfiteatro, almoxarifado, espaços administrativos, vestiário, cozinha, além de área verde e estacionamento para bicicletas e veículos.

Quem também elogia as obras da PMA é o comerciante Moisés Santos, morador do bairros há cerca de dois anos. "Este bairro é bem recente e tem atraído gente de outros locais, inclusive de fora de Aracaju. Estas obras são de suma importância. A Creche, por exemplo resolve os problemas das mães que trabalham. A Praça dos Esportes e da Cultura será muito bom porque hoje não temos um local de lazer adequado, e a rótula da Avenida A vai valorizar nosso bairro. Sem contar que o pessoal que mora no Bloco II também está comemorando o início das obras de infraestrutura", destaca Moisés.