Escritor Mário Cabral completaria 101 anos hoje

Cultura
26/03/2015 10h34

Um dos mais importantes ícones da literatura sergipana, o escritor aracajuano Mário de Araújo Cabral completaria 101 anos nesta quinta-feira, 26. Em 2014, ano de seu centenário, o escritor foi homenageado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), pelas contribuições na literatura, cultura e política de Sergipe, nomeando a Biblioteca Mário Cabral, do Centro Cultural de Aracaju.

"Falar de Mário Cabral é poder mostrar a sua relevância para a nossa cultura. O fato da Biblioteca levar o nome do escritor é uma forma de deixar viva na memória da população as suas contribuições no desenvolvimento de nossa história. Além, de ser um local para consulta com mais de mil exemplares de diversos autores, sendo 12 de sua autoria", salienta a diretora da Biblioteca Mário Cabral, Verônica Cardoso.

Intelectual, Mário Cabral foi prefeito da cidade de Aracaju e era um apaixonado por esse lugar. "Em suas obras, a referência à nossa capital era uma marca. Sempre com um olhar diferenciado e em suas poesias e livros retratava Aracaju como uma cidade de aconchego e com histórias peculiares do dia-a-dia", completa Verônica Cardoso.

Em 2014, o Núcleo de Produção Digital Orlando Viera (NPDOV), unidade da Funcaju, lançou um edital em homenagem ao centenário de Mário Cabral. "A ideia foi da professora e presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, para fazer uma homenagem aos 100 anos de Mário Cabral. Ele como folclorista, como poeta, como cultura. A proposta era levar a população sergipana e turistas conhecimentos sobre o escritor que fundou dois jornais, Correio de Aracaju e Sergipe Jornal, além de divulgar suas obras e sua contribuição para construir o contexto histórico e cultural", comenta coordenadora de produção do Núcleo e diretora do documentário, Jade Moraes.

Obras clássicas assinadas por Mário Cabral, como "Roteiro de Aracaju", "Vida e Obra de Mário Cabral", "Aracaju, bye bye", entre outras se encontram na Biblioteca Mário Cabral. Em 1941 ingressou na Academia Sergipana de Letras. "Recebemos diariamente a visitação de escolas e interessados pela literatura sergipana. Este espaço busca. Mário Cabral viveu nos últimos anos de sua vida, em Salvador, a convite do governador da Bahia. Faleceu em 2 de abril de 2009 por insuficiência respiratória.