Usuários do Caps Artur Bispo do Rosário recebem terapia comunitária, reiki e massoterapia

Saúde
26/03/2015 14h27

Na manhã desta quinta-feira, 26, os usuários e familiares do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infanto Juvenil Artur Bispo do Rosário, foram beneficiados com um momento de descontração e relaxamento através das práticas integrativas do SUS, com cuidados de massoterapia, reiki, reflexologia e terapia comunitária. A ação faz parte da Oficina Pedagógica “Educar é Aprender”, que está sendo retomada pelos agentes comunitários de saúde e profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo. A oficina existe há quatro anos e visa o estímulo de ações de educação em saúde. A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e os residentes em Saúde Mental da UFS também estiveram presente para auxiliar na ação.

De acordo com a coordenadora do Caps, Aline Sobral, a ação foi um convite da equipe da unidade e foi bastante aceita, pois tudo que promover a saúde dos usuários é sempre bem vindo. “É a primeira vez que as crianças e os adolescentes com transtornos mentais que são atendidos aqui estão recebendo esse tipo de terapia e tratamento. Essas práticas ajudam muito na socialização entre eles, nos cuidados com a saúde e também eles ficam bem relaxados. Aqui no Caps temos uma proposta de construção da saúde voltada para integração dos usuários com a família e a sociedade, através de oficinas e palestras. E essa parceria com outros serviços é importante”, explica.

Carlos Augusto faz parte da equipe de saúde da USF Edézio Vieira de Melo e realizou a massoterapia para as crianças. “Hoje será um dia inteiro com essas práticas integrativas. Estarei realizando a massagem, mas todas as práticas são importantes. O reiki, por exemplo, trabalha muito com a energia e é uma técnica oriental que está auxiliando muito na medicina alternativa. E a reflexologia são técnicas de massagens nos pés e nas mãos, que servem para tirar o stress do dia-a-dia”, disse.

Raony Cassio é residente em saúde mental da UFS e afirmou que essas práticas são importantes para mostrar outra visão em saúde. “Além da saúde que existe tradicionalmente com consultas, medicamentos e terapias tradicionais, existe também essas práticas integrativas que são essenciais para ter uma maior visão em saúde. Hoje estaremos orientando e auxiliando os profissionais”, relatou.

Artur Vinícius, de 7 anos, é um dos usuários do Caps e adorou a reflexologia. “Achei muito relaxante a massagem que recebi nos pés. Quando estou estressado esse tipo de massagem é muito boa. Me senti muito bem”, revelou o garoto.  

 

O Caps trabalha com crianças e adolescentes com transtornos mentais de zero a 17 anos e oferece trabalhos integrativos e acompanhamento diário para os pacientes. Além do tratamento psicológico, o serviço oferece oficinas de artesanatos, música, pintura entre outras atividades. Durante o evento, as mães dos usuários receberam terapia comunitária através de uma roda de conversa com música e dança com os profissionais do Nasf.