Pacientes das unidades de saúde recebem orientação sobre a tuberculose

Saúde
26/03/2015 14h42

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, realizado dia 24 de março, as equipes de Saúde do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da 3ª região, em parceria com algumas Unidades de Saúde, estão realizando durante toda a semana palestras e orientações para os pacientes que ficam na sala de espera. O objetivo é alertar a população sobre os sintomas, os cuidados e como realizar tratamento de tuberculose.

No dia 23, a ação foi realizada na USF Hugo Gurgel e na USF Max de Carvalho e contou com a participação da fonoaudióloga Luciane Ribeiro, dos farmacêuticos, Sérgio Oliveira e Karina Mota, e duas fisioterapeutas, Liane Machado e Nadilene Carvalho. E nesta quinta-feira, 25, foi a vez dos pacientes da USF Dona Sinhazinha receberam orientação.

Segundo a farmacêutica Karina Mota, na Unidade Dona Sinhazinha, a ação contou com o auxílio de agentes de saúde, médicos e enfermeiros da Unidade. “O nosso foco foi explicar como a doença é transmitida, qual a forma de tratamento e quais os principais sintomas. Um dos mais característicos da doença é quando o paciente estiver com tosses por mais de três semanas e quando perde muito peso. Orientamos que eles podem alertar outras pessoas e também tiramos dúvidas dos pacientes”, explicou.

 

A farmacêutica ainda explicou que o exame é feito através de um coletor e o tratamento dura seis meses. “Para realizar o exame, primeiro é necessário fazer o diagnóstico, procurando o posto de saúde. Depois é essencial realizar o tratamento que é gratuito e tem duração de seis meses e não pode ser interrompido. Quinze dias após iniciar o tratamento, o paciente não transmite mais a doença e, mesmo quando os sintomas melhorarem, devem continuar tomando a medicação. Lembrando que existe vacina ofertada obrigatoriamente para as crianças menores de um ano, que é a BCG. A tuberculose pode atingir o pulmão e ossos e geralmente é transmitida pelo ar”, ressaltou.