USF Hugo Gurgel realiza ações de promoção à saúde

Saúde
26/03/2015 17h43

A Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio, proporcionou uma tarde de orientação nesta quinta-feira, 26, para mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família. As ações foram divididas em duas palestras, uma na própria unidade, sobre os cuidados para evitar a tuberculose, e outra na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jucelino Kubistchek, localizada no mesmo bairro.

A gerente da unidade, Luciana Araújo, disse que essas ações consolidam as estratégias buscadas para melhorar a saúde da comunidade. "Toda atividade de orientação que é feita aqui otimiza nosso trabalho, pois aqui eles são munidos de informações, para que se previnam e acabem atuando como agente cooperador, nos ajudando a identificar casos de doença na sua vizinhança", afirma Luciana.

A ação realizada nesta quinta na escola, foi uma sugestão do Programa Municipal de DST/Aids, informa a assistente social da USF Hugo Gurgel, Lízia Nascimento. "Diante da proposta, nos somamos e convidamos essas mulheres carentes, que fazem parte de um grupo vulnerável, para orientá-las e fortalecer nossas ações", ressaltou Lízia.

A dona de casa Juliana Jesus de Oliveira atendeu ao convite e foi prestigiar a palestra, e disse que ficou feliz com esta tarde diferente. "É muito bom esse tipo de ação, porque nos alerta, para cuidar melhor do corpo e evitar doença", afirmou Juliana.

Segundo a referência técnica do Programa Municipal DST/Aids, Marília Uchôa, esta reunião de hoje é mais uma ação de uma das frentes de trabalho do Programa, que é a desfeminização da Aids. "Trazer esta atividade para as mulheres beneficiárias do Bolsa Família é uma forma de orientar o grupo que mais é vítima da doença, mulheres e de baixa renda. Além do trabalho de prevenção contra as DSTs, trabalhamos a respeito do câncer de colo de útero e violência doméstica, questões que também são comuns, principalmente a este grupo", ressaltou Marília.