Sábado tem combate à dengue em bares e hotéis da Atalaia

Saúde
27/03/2015 13h53

Após a divulgação da pesquisa sobre a infestação de dengue no Município, indicando que o bairro Atalaia está entre as localidades  com maior incidência de focos do mosquito transmissor da doença, a Saúde de Aracaju reforça as ações naquela região. Já neste sábado, 28, um mutirão composto por agentes de endemias buscará focos do mosquito em bares, restaurantes, pousadas e hotéis, instruindo também os funcionários dos estabelecimentos para que adotem medidas preventivas contra o transmissor da dengue e da Febre Chikungunya , o Aedes aegypti.

Segundo a supervisora de combate à dengue no bairro Atalaia, Edjeane Scarlet, às 7h os agentes vão se concentrar próximo a estátua do caranguejo. “Do ponto de concentração, vamos iniciar os trabalhos, seguir atuando nos estabelecimentos que ficam  na própria avenida. Faremos um trabalho de eliminação de focos, informando sobre os cuidados preventivos de cada dia”, afirma.

“Os bares e restaurantes em muitos casos ficam fechados durante a semana no horário de trabalho das equipes do combate à dengue. O sábado é uma oportunidade de encontrarmos a maioria dos locais abertos”, completa Edjeane Scarlet, reforçando que as medidas preventivas naqueles locais são as mesmas indicadas para população em suas residências, ou seja, manter reservatórios, caixas d’água tampados e recipientes de plantas furados, ralos e córregos tampados, evitando acúmulo e exposição de água parada e limpa.

No segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2015, os bairros Aeroporto e Atalaia registraram índice de infestação predial de 4,0. O índice é considerado de  risco, e representam um aumento da infestação em relação aos índices registrados em janeiro. Além do reforço nas inspeções de dengue naquelas regiões, a Saúde de Aracaju já solicitou à Secretaria do Estado da Saúde a circulação de carros fumacê.