Servidores da Fundat participam de treinamento para aperfeiçoar atendimento ao cidadão

Formação para o Trabalho
27/03/2015 14h58

Os aracajuanos que procuram a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) em busca de oportunidades de emprego são acolhidos, diariamente, pela Agência do Trabalhador. Responsável pelo cadastro de currículos e pelo recrutamento de candidatos para as empresas, a equipe do setor precisa estar constantemente capacitada no atendimento à população.

Pensando nisso, servidores da Fundat participaram nesta sexta-feira, 27, de um treinamento voltado à atualização de conhecimento na área de recrutamento e seleção. A iniciativa aconteceu no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate), situado no Bairro Santos Dumont. "Temos o objetivo de melhorar os nossos serviços e também de aperfeiçoar o trabalho realizado por cada profissional", explica a presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

No primeiro momento, a Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação da Fundat apresentou aos servidores modificações no sistema de cadastro dos currículos que foi aprimorado para facilitar o registro dos candidatos. Em seguida, a gerente de RH da empresa de ônibus Modelo, Grayse Souza, realizou uma palestra acerca da importância do processo de recrutamento.

"Minha proposta é buscar novas atitudes e posturas dos profissionais que trabalham nesta área", relata Grayse, frisando a necessidade de eles desenvolverem a empatia. "Existe uma expectativa e ansiedade dos cidadãos que buscam a Fundat, e eles precisam sentir segurança no direcionamento dado", afirma a gerente de RH, ao destacar que esta primeira etapa é essencial para o êxito na fase de seleção.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Alzira Leite, a perspectiva é de que esses treinamentos ocorram periodicamente. "Precisamos de uma melhoria contínua no relacionamento com as empresas e com a comunidade", diz Alzira, ressaltando que, embora a Agência do Trabalhador conte com pessoas da área de Serviço Social e Psicologia, a palestra de um profissional de RH só agrega ainda mais conhecimento.