Moradoras do bairro América têm dia dedicado à saúde e à beleza

Saúde
28/03/2015 17h01

Exames de citologia (utilizados para prevenir o câncer do colo uterino), exame clínico das mamas, consultas médicas para avaliação de resultados de citologia, consulta sobre planejamento familiar, vacinação contra Tétano e Hepatite B e vacinação contra HPV para meninas na faixa etária de 9 a 13 anos. Essas foram alguns dos cuidados em saúde ofertados para  moradoras do bairro América durante mobilização feita pela Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa no sábado, 28.

 A ação também contou com a colaboração de estudantes e professores do curso de estética da Universidade Tiradentes (Unit) o que permitiu a oferta de  sessões de massagens, cortes de cabelo e manicure.  

As mulheres que acessaram os serviços aprovaram os trabalhos. Esse foi o caso da dona de casa Marli dos Santos que chegou cedo para conferir as atividades. Ele conta que recebeu o convite para desfrutar dos serviços através de visita feita pelos agentes de saúde.  “Foi um dia ótimo. Fiz os meus exames, depois busquei receber os cuidados em beleza”, afirmou.

Já a moradora Marlene dos Santos aproveitou para fazer os exames e também trazer filhas e netas para receberem a vacinas contra o HPV. “Na unidade fomos muito bem recebidas. Quero agradecer as profissionais da saúde pelo excelente trabalho. Volto para casa renovada”, revelou.

A gerente da Unidade de Saúde Suzana Linhares reforçou que como Março é o mês dedicado a mulher, as equipes de saúde resolveram promover um dia de cuidados integrais para a saúde delas. “ Nosso intuito é levar a melhor assistência a comunidade . Fizemos as atividades para beneficiar principalmente aquelas mulheres que trabalham e têm uma rotina intensa e por isso não  conseguem comparecer as Unidades para fazer os exames preventivos”, destacou.

“O momento também permitiu reforçarmos que a USF Joaldo Barbosa hoje já possui atendimentos noturnos, até as 20h. Estamos abertos para recebe-las sempre que quiserem ou precisarem dos serviços do SUS”, enfatizou.

A médica Telma Paixão foi uma das profissionais envolvidas no atendimento dentro dos consultórios. “ Toda mulher deve passar pelos exames anualmente.  Durante os atendimento fizemos todos os encaminhamentos necessários. Em caso de alterações notadas durante os exames físico e os exames ginecológicos encaminhamos pacientes para fazer mamografias e ultrassonografias. Quanto mais cedo diagnosticarmos as enfermidades e tratarmos é melhor”, pontuou.

Os estudantes de enfermagem e estética também ficaram felizes em poder colaborar com as atividades. “Enriquece muito nosso aprendizado prático e teórico ajudar as mulheres do bairro América. Hoje vimos que a mobilização trabalhou por completo questões de saúde pública importantes como a prevenção do câncer de mama e de útero. Além disso, reforçou o cuidado com as vacinas”, explicou o estudante de enfermagem Fernando Henrique.