João Alves entrega veículos para atendimento de pacientes em domicílio

Agência Aracaju de Notícias
30/03/2015 14h37

Atento às demandas da Saúde aracajuana, o prefeito João Alves Filho, juntamente com o vice-prefeito José Carlos Machado, entregou na manhã desta segunda-feira, 30, na Praça Fausto Cardoso, 26 novos carros para Saúde Municipal e o CTA Itinerante - veículo adaptado para realização de teste-rápido para detecção de DST, Aids e Hepatites virais. Os novos veículos levarão médicos, enfermeiros e agentes de saúde para o atendimento domiciliar aos pacientes que não podem se deslocar à Unidades da Família.

Os investimentos no sistema de Saúde de Aracaju acontecem desde o primeiro dia do prefeito João Alves à frente do Governo Municipal, mas mesmo com os avanços, ainda existe a necessidade de aprimoramento. Por isso, durante a entrega dos novos carros da Secretaria da Saúde, o prefeito de Aracaju destacou que, 2015 será marcado por grandes mudanças.

“Não sou um gestor que gosta de fazer promessas e não cumpri-las. Mas, este ano, estamos otimistas com os saltos que daremos na saúde pública de Aracaju. Não há nada mais importante do que o atendimento à saúde básica da população”, disse o prefeito enfatizando a importância também dos novos veículos da Saúde.

“Os carros possibilitarão o atendimento domiciliar e atender a outras necessidades das Unidades de Saúde. Com eles, poderemos atender melhor o cidadão que não pode se deslocar por estar com problemas de saúde. O médico ou outro profissional de saúde que houver necessidade, fará todo o acompanhamento do paciente em casa”, informou

Funcionamento

De acordo com o secretário da Saúde, Luciano Paz, o serviço de atendimento domiciliar estava desativado há muitos anos. Com os novos carros, os pacientes poderão continuar com os tratamentos em seus domicílios. Além disso, foi entregue também uma van especialmente adaptada para a realização de exames laboratoriais rápidos e realização de consultas. Um novo sistema informatizado também foi implanto para otimização do atendimento domiciliar.

“Faremos agendamentos para que profissionais da saúde visitem os cidadãos em suas residências. Identificaremos os pacientes que têm prioridade e cada Unidade de Saúde fará o seu cronograma, dessa forma, poderemos atender as necessidades da população. Para melhor atender os pacientes, estamos implantando um novo sistema na Secretaria da Saúde onde as pessoas serão cadastradas com todo seu diagnóstico e o período que deverá ser visitado por uma equipe de saúde. Caso o atendimento domiciliar não aconteça, o sistema avisa à secretaria e, a partir daí, acionaremos as unidades para que cumpram o cronograma”, explicou.

Melhoria na Saúde

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Aracaju, João Augusto Alves, o novo serviço melhora bastante o atendimento ao paciente que pode receber em sua casa todo o tratamento que necessita.

“Esse novo serviço vai melhorar bastante o desenvolvimento das atividades médicas durante o dia- a- dia. O transporte é fundamental para aumentar a oferta no atendimento aos pacientes acamados, principalmente em áreas que são muito distantes das Unidades de Saúde. Havia muitas queixas da população em relação a falta desse atendimento. Agora com o veículos disponível a população será beneficiada”, disse o presidente.