Tratamento da Tuberculose nas Unidades de Saúde terá apoio dos farmacêuticos do Nasf

Saúde
31/03/2015 17h56

Na tarde de terça-feira, 31, a Vigilância Epidemiológica de Aracaju, através do Programa de Controle da Tuberculose, se reuniu com os gerentes e os profissionais de referência técnica de 26 Unidades de Saúde da Família (USF) e com os farmacêuticos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no auditório da Escola Municipal José Antônio da Costa Melo. O objetivo da reunião foi avaliar o “Projeto de Inserção dos Farmacêuticos nas Unidades de Saúde para o Tratamento da Tuberculose”.

Segundo a referência técnica do Programa de Controle da Tuberculose, Tânia Santos, essa reunião visa executar um projeto de inserção dos farmacêuticos do Nasf no Programa da Tuberculose para diminuir o índice de abandono de pacientes ao tratamento. “Estamos definindo os fluxos de trabalho e qual será o papel desses profissionais nas Unidades de Saúde. Percebemos que é necessário mais profissionais para melhorar a questão do tratamento da cura da tuberculose. Nós temos um grande problema em Aracaju atualmente, que é o abandono do tratamento. Em 2014 foram 245 casos confirmados da doença e mais de 10% abandonam o tratamento, a nossa meta é que esse ano o abandono seja abaixo de 5%”, explicou a técnica.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, também esteve presente na reunião e ressaltou que o farmacêutico é o profissional que mais entende sobre medicamentos e ele pode dar um grande apoio para a equipe da unidade e para os pacientes.

Para a gerente da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria do Céu, Maria das Graças, a equipe de farmacêuticos irá facilitar o trabalho de prevenção e orientação da doença. “Sempre é bom termos mais uma equipe para fazer um trabalho ainda mais eficaz na questão da prevenção da tuberculose. Já realizamos ações educativas com os farmacêuticos do Nasf sobre educação em saúde e orientamos a comunidade para os sintomas de tuberculose, também reforçamos que o trabalho é gratuito e é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde. Com essa parceria a população só tem a ganhar”, disse.

A farmacêutica do Nasf, Karina Mota, afirmou que é importante esse projeto de inserção dos farmacêuticos para reforçar as atividades no Nasf em apoiar os serviços em saúde. “Nós sempre apoiamos o trabalho da equipe de Saúde da Família. Como a falta de adesão ao tratamento está elevado, com esse projeto, poderemos auxiliar ainda mais para melhorar os índices e fazer com que as pessoas não abandonem o tratamento. Vai ser um momento de grande melhoria na adesão de pacientes. Temos vários projetos nas Unidades e esse é mais um que será essencial para auxiliar no cuidado ao paciente”, destacou.