Saúde de Aracaju realizará ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Saúde
01/04/2015 17h15

Na próxima terça-feira, 7, é comemorado o Dia Mundial da Saúde e, durante todo o mês de abril, a Coordenação de Promoção à Saúde (Cops)da Saúde de Aracaju, estará realizando diversas ações para promover à saúde dos aracajuanos. Com o tema “Segurança Alimentar: do campo à mesa”, este ano as ações visam realizar atividades de educação nutricional e palestras sobre a importância de atividades físicas.

De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde, Maria Antônia D’Ávila, as Unidades de Saúde da Família (USFs) são parceiras nessas atividades e cada uma poderá trabalhar outros temas que considerem relevantes para a sua comunidade. “Cada unidade de saúde realizará atividades de acordo com a necessidade da população. As principais ações envolvem palestras sobre educação nutricional e alimentação saudável, mas também teremos ações sobre o efeito dos agrotóxicos nos alimentos, sobre higiene, saúde bucal e da importância dos exercícios físicos”, explicou a coordenadora.

Maria Antônia ainda ressaltou que mais parcerias foram firmadas para desenvolver as atividades. “Fizemos uma reunião com as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com os supervisores da Rede de Atenção Primária (Reap) e representantes da UNIT, UFS e FASE que desenvolvem as ações. Nós discutimos as estratégias de ação para todo o mês de abril”, disse.

As atividades irão acontecer nos pólos do Programa Academia da Cidade, nas Unidades de Saúde, além de algumas escolas do Programa Saúde na Escola (PSE).  

Confira a programação dos dias 6 e 7:

Dia 6

Local: USF Oswaldo de Souza

8h - Sala de espera com tema: A importância da prática de atividade física e seus benefícios para saúde.  

 

Local: Paróquia da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Farolândia)

8h - Abertura da Semana da Saúde com grupo de idosos “Conte Conosco” com aferição de PA e Glicemia e palestra sobre “higiene do sono”

 

Local: EMEF Tenisson Ribeiro

14h - Realização de Atividades de educação nutricional com os seguintes temas:

  • Boliche Saudável (Frutas, legumes e produtos industrializados);
  •  O que os olhos não veem (teor de sódio, açúcar e gordura dos alimentos);
  • Montagem do prato saudável (almoço e lanche).

 

Local: Pólo Sol Nascente

15h30 - Avaliação e orientação postural com usuários do Programa Academia da Cidade; Avaliar e orientar os pés de pacientes diabéticos; Palestra sobre efeito dos agrotóxicos no sistema osteomioarticular.

 

Local: Pólo Augusto Franco

6h45 - Realização de teatro com a peça “Segurança alimentar do campo à mesa”.

 

Dia 7

 

Local: USF Dona Jovem

8h - Oficina com o Grupo Melhor Idade.

 

Local: USF Augusto Franco

8h - Aferição de PA e Glicemia; Orientação do planejamento familiar; Prevenção do câncer ginecológico; Avaliação Nutricional.

 

Local: Escola Anísio Teixeira

9h - Realização de atividades com a Temática: Saúde começa pela boca e segurança alimentar combinada com a Escola em reunião.

 

Local: USF Augusto Franco

14h - Orientação da alimentação do Diabético com o Grupo Medida Certa.  

 

Local: Pólo 13 de Julho

15h30 - Aulão de ginástica com usuários de vários pólos do Programa Academia da Cidade e orientações sobre estilos de vida saudáveis.  

 

A programação segue até o dia 24 de abril, com várias atividades nos pólos da Academia da Cidade e em várias Unidades de Saúde da Família.